Como escrever uma história de vida

Como escrever uma história de vida

Uma história de vida, também conhecida como uma autobiografia, caso se trate de você mesmo, ou uma biografia, caso se trate de outra pessoa. Quer você esteja tratando de escrever uma história de vida sobre si mesmo quer sobre outra pessoa, os pontos que você precisa para escrever ou considerar serão os mesmos. A melhor forma de escrever a biografia de alguém é encontrar uma figura interessante para se ter acesso para lhe fazer perguntas. Um bom tema pode ser um parente idoso ou um vizinho. Para o ajudar a escrever uma história de vida, em umComo vamos lhe dar algumas dicas.

Vai precisar de:
  • Software de Processamento de texto
  • Gravador de voz
  • Bloco de notas
Passos a seguir:
1

Entreviste alguém relacionado com o tema da história de vida se estiver escrevendo uma biografia. Consiga informações acerca do seu nascimento, infância, educação, trabalho, vida amorosa, algum fato histórico importante e se viveram grandes temas ou acontecimentos importantes em suas vidas. É melhor não ter perguntas prontas e não pensar nos temas que você quer cobrir, assim depois você poderá adaptar as perguntas dependendo de para onde se dirige a entrevista.

2

Caso você esteja escrevendo uma história autobiográfica, fale com seus pais ou familiares para obter detalhes a respeito de seus primeiros anos e antecedentes familiares do contexto. Para além disso, lembre-se de eventos significativos em sua vida como a primeira vez que andou de bicicleta, a primeira vez que se apaixonou ou o primeiro dia de escola. Lembre-se também daquelas pessoas que tiveram uma influência em sua vida, que o ajudarão a passar momentos difíceis, que o influenciaram de forma positiva ou daquelas pessoas que considerou heróis.

3

Na sua história de vida pode incluir também trechos do que as pessoas falam sobre você. Além disso, inclua mudanças significativas na sua vida, o que fato de ter mudado de cidade, de trabalho, de escola ou qualquer outro fato que tenha tido uma grande influência na sua vida.

4

Utilize fotos, objetos pessoais, diários, recortes de jornais e outras lembranças para recuperar memórias. Você pode fazer isto se estiver criando sua própria história de vida ou pode pedir a outra pessoa se estiver escrevendo uma biografia.

5

Organize a informação reunida por ordem cronológica. Iniciando no nascimento e continuando até aos dias de hoje.

6

Escreva a história de vida. A melhor forma de fazê-lo é no computador, utilizando um processador de texto como o Word. Você pode escrever à mão ou usar uma máquina de escrever, mas é lento e mais difícil de corrigir os erros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever uma história de vida, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Conselhos
  • Se você estiver entrevistando alguém a respeito de sua vida, o melhor é gravar suas respostas.