Como esculpir um rosto com argila

Como esculpir um rosto com argila

Se você gosta ou se quiser aprender a trabalhar com cerâmica plástica, argila, ou inclusive massinha, não hesite em experimentar isto. Estas instruções passo a passo podem ajudá-lo a começar, e em pouco tempo, estará criando por sua conta. Continue lendo este artigo de umComo e aprenda como esculpir um rosto com argila.

Passos a seguir:
1

Há centenas de formas de fazer um rosto. Esta é apenas uma forma de trabalhar. Por isso não tenha medo de experimentar. E lembre-se sempre: se não gostar do resultado simplesmente amasse a argila e comece de novo (há um certo grau de satisfação ao amassar um projeto particularmente problemático).

2

Faça uma bola com a argila e pressione-a sobre um azulejo de cerâmica. É bom trabalhar sobre cerâmica já que ajuda a manter a argila fria (pode se tornar pegajosa se estiver muito quente) e quando terminar o projeto, pode colocar tudo junto no forno, a argila e a cerâmica.

Com os dedos, pressione a argila (no ponto intermediário ou um pouco por cima da metade do rosto) para criar os olhos.

3

Amasse um pequeno cone para o nariz, e depois aperte-o em um longo triângulo. Coloque esta figura entre os olhos com duas pequenas bolas de argila de cada lado.

4

Use os dedos e uma ferramenta de modelagem de argila (pode improvisar com outro elemento se não tiver as ferramentas necessárias) para empurrar a argila ao redor e esfumar as bordas, conectando as diferentes partes sem problemas.

5

Marque onde será a boca.

6

Com um pouco de argila, forme um triângulo com uma parte superior arrendondada que será o lábio superior. Pressione a borda superior de forma a que fique mais fina que a borda inferior para que seja mais fácil de unir ao nariz e bochechas. Coloque-o debaixo do nariz.

7

Usando a ferramenta de argila, esfume a parte superior dessa peça no nariz e nas bochechas. Pressione no centro, sob o nariz, para criar uma queda. Agora pressione para cima a partir da parte inferior (este é o lado mais grosso) em dois lugares, para fazer o lábio superior.

8

Amasse uma pequena peça oval para o lábio inferior e coloque-a em seu lugar. Se for muito grande, não se preocupe. Pode tirar um pouco do excesso de argila depois.

9

Espalhe a borda inferior sobre o resto do rosto. Não faça nada na borda superior.

10

Estique três pequenas bolas de argila, uma menor que as outras duas. Pressione a bola menor no queixo e as duas bolas de tamanho igual nas bochechas. Pressione até que se pareçam mais com discos em vez de bolas.

11

Espalhe as bordas. Duas bolas pequenas de argila são os olhos. Mova as peças para cá e para lá para experimentar. Você vai se surpreender de ver como um milímetro pode alterar a expressão de um rosto. Quando estiver satisfeito com a aparência, pressione suavemente sobre a argila para ter a certeza de obter um bom contato entre as partes.

12

Modele uma bola um pouco maior e pressione-a até que seja um disco fino na cerâmica. Desenhe uma linha de corte pela metade com um instrumento afiado (alfinete ou uma faca artesanal). Com muito cuidado, levante do azulejo as metades separadas e coloque uma sobre cada olho para fazer as pálpebras.

13

Esta parte é difícil porque requer várias tentativas antes de poder tirar a argila do azulejo sem a distorcer. Às vezes, o melhor é esperar alguns minutos até que a argila esfrie. Espalhe as pálpebras na parte superior.

14

Estique duas pequenas serpentes e coloque-as sob cada olho. Empurre em uma curva para seguir a forma do olho. Espalhe nas partes baixas das peças para fazer as pálpebras inferiores.

15

Com os dedos e a ferramenta de modelagem pode-se empurrar e dar forma à argila para fazer as mudanças que desejar, de seguida ligue o forno de acordo com as instruções da embalagem de argila (fabricantes diferentes podem ter temperaturas de cozimento um pouco diferentes).

16

Imagem passo a passo

17

Imagem passo a passo

18

Imagem passo a passo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como esculpir um rosto com argila, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.