Como fabricar plástico em casa

Como fabricar plástico em casa

Os plásticos estão nos objetos que usamos todos os dias. Podem ser feitos com materiais naturais ou sintéticos. Em casa, podemos fabricar plástico a partir de ingredientes comuns como o leite e o vinagre. O leite contém uma proteína chamada caseína, que tem propriedades similares às do plástico. Tudo o que você precisa fazer é separar a caseína do leite e, desta maneira terá seu próprio plástico feito em casa.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Aqueça o leite, seja no micro-ondas ou no fogão. Se estiver usando um forno micro-ondas, esquente o leite durante uns 2 minutos. O leite deve estar quente, mas não fervendo.

2

Adicione o vinagre. Você perceberá que a mistura começa a coalhar ou a se transformar em uma substância gelatinosa.

3

Passe a mistura por uma peneira. Deixe repousar para que o líquido se separe da coalhada de plástico. Permita que a mistura esfrie.

4

Coloque os pedaços do coalho em uma xícara grande. Trabalhe o plástico com as mãos ou com uma colher durante um minuto até que a textura fique suave.

5

Coloque a substância de plástico sobre papel toalha e deixe repousar durante uma meia hora. Isso permitirá que o excesso de umidade se separe do plástico.

6

Faça um molde com cartolina e fita adesiva no formato que você gostaria que seu objeto de plástico adquirisse, como por exemplo, um cubo. Pressione o plástico hermeticamente no molde. Deixe secar durante um dia. Finalmente, retire a cartolina.

Veja também: Como colar plástico

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fabricar plástico em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos
  • Os adultos devem ajudar os estudantes quando for usado um forno micro-ondas ou fogão, para evitar queimaduras.