Câmeras de vídeo

Como falar na frente das câmeras

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 2 fevereiro 2017
Como falar na frente das câmeras

Falar diante de uma câmera nem sempre é fácil para todo mundo. É verdade que a tecnologia faz cada vez mais parte das nossas vidas e temos contato com a câmera do celular diariamente. Mas se colocar diante de uma objetiva e gravar um vídeo onde nós saímos falando já é outro assunto. Por isso, neste artigo do umCOMO vamos dar algumas dicas para saber como falar na frente das câmeras para que possa gravar o seu vídeo sem ficar nervoso. Esperamos que seja útil para você! Para qualquer dúvida ou contribuição que queira fazer, convidamos você a escrever nos comentários.

Também lhe pode interessar: Como funciona a abertura do diafragma
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deve ter em consideração para falar na frente de uma câmera é não ter medo. Para isso, imagine que do outro lado há uma pessoa e troque-a em função do tom necessário para o vídeo. Ou seja, lembre-se daquela pessoa específica se quiser parecer sedutor/a, ou pense em seu chefe se precisar de um discurso formal. Contra o medo da câmera, a sua imaginação é a melhor aliada. Utilize as imagens e lembranças que venham à sua mente para criar em você sensações que favoreçam o seu discurso.

2

Tenha claro o seu discurso antes de começar a gravar. É melhor ensaiar uma ou duas vezes primeiro, porque é possível que o nervosismo seja traiçoeiro em algum momento.

Um dos nossos conselhos para não ficar em branco na frente de uma câmera é elaborar um roteiro e memorizar os pontos-chave que deseja transmitir em seu vídeo. Não se trata de escrever e memorizar o texto inteiro, mas sim de ter claro o esquema que articula o seu discurso para não esquecer de contar nada.

Como falar na frente das câmeras - Passo 2
3

Vocalize! Provavelmente, o mais importante para transmitir uma mensagem com sucesso é ter uma boa dicção. Para isso, pode fazer algum exercício de aquecimento antes de começar a gravar o vídeo para tonificar as suas cordas vocais e se sentir mais relaxado. Não se esqueça de respirar tranquilamente enquanto fala, isso também deixará você mais tranquilo.

Um bom exercício de vocalização é colocar um lápis na boca e ficar falando por um tempo. Como o lápis faz você falar com dificuldade, ao retirá-lo conseguirá soltura.

4

Acompanhe um bom discurso de uma boa imagem. Vista-se de forma neutra, já que as estampas nem sempre favorecem e tiram a atenção do seu rosto, que é o importante, e com uma roupa que fique arrumada mas com a qual se sinta bem.

Conseguir agir de forma natural na frente de uma câmera dependerá de como se sinta diante dela. Ou seja, imagine-se a si mesmo falando diante da pessoa a quem dirige seu discurso e faça estas duas perguntas: faz sentido o que diz? sua imagem acompanha o seu discurso? ou vai na contramão?

Se não se sente seguro de poder dar uma resposta positiva, revise seu discurso e a roupa que está usando. Pode ser que seja uma questão de praticar mais vezes, mas também pode ser que encontre uma forma mais simples e direta de dizer o que pensa. Lembre-se que no vídeo o tempo é ouro!

Como falar na frente das câmeras - Passo 4
5

Comece e acabe seu discurso com um sorriso. É a melhor forma de começar e terminar qualquer conversa, no geral, mas a câmera gosta especialmente de ver você sorrir.

É claro que o formato audiovisual é mais frio que o direto e, por isso, ver uma pessoa do outro lado da tela contando algo é bem mais próximo e agradável se sorrir de vez em quando.

Humanize o seu vídeo, se comportando nele tal como o faria na realidade. No final de contas, falar diante de uma câmera é praticamente o mesmo que falar em público.

6

Sabe com quem está falando? É um ponto importante. Além de usar a imaginação para acalmar os nervos diante da câmera, pensar bem em quem é a pessoa que vai estar escutando é algo básico que deve fazer para construir bem o seu discurso. Não é o mesmo se dirigir a garotas de vinte anos que a homens de quarenta. E apesar de que é provável que o assunto de seu discurso já deixe claro o seu público, nunca é demais tentar pensar no espectador como uma pessoa concreta. Isso vai dar mais naturalidade também na hora de se expressar e conseguir um tom mais convincente e eficaz em seus vídeos. Boa sorte!

Nosso conselhos serviram para você? Conte sua experiência para a gente!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como falar na frente das câmeras, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
jucimara ferreira
por favor quero muito conversar com vc meu amor xuxa
1 de 3
Como falar na frente das câmeras