Como fazer a cor magenta

Como fazer a cor magenta

A cor magenta ou fúcsia, cuja base é o vermelho, pertence às cores frias. No círculo cromático, geralmente é encontrada entre azul e vermelho, estando distante do rosa puro. O magenta é geralmente associado à moda e ao glamour, pois é uma cor com muita personalidade e intensidade.

Como é uma cor composta, é um grande desafio fazer a combinação certa para que fique perfeita e possa ser usada em pinturas, artesanatos ou confeitaria. É por isso que, neste artigo do umCOMO, ensinaremos como fazer a cor magenta com diferentes materiais.

Como fazer a cor magenta com tinta acrílica passo a passo

A tinta acrílica é uma das mais utilizadas na arte. Se você já se perguntou como fazer magenta com cores primárias, pode fazê-lo facilmente com tintas acrílicas se adicionar um toque de branco. É disto que você vai precisar:

  • Tintas acrílicas nas cores azul, vermelho, branco e amarelo;
  • Um recipiente vazio para fazer a mistura;
  • Um palito de madeira ou pincel.

Certifique-se de que cada uma das cores primárias seja o mais pura possível. Quando você tiver conseguido todos os ingredientes, siga estes passos simples:

  1. Coloque no recipiente uma linha de cor branca e outra de cor vermelha, depois misture-as até criar um tom de rosa neutro;
  2. Caso o rosa fique muito claro, adicione mais quantidade de vermelho.
  3. Adicione uma linha de azul;
  4. Depois que tiver misturado, será hora de colocar uma pitada de amarelo;
  5. Misture tudo com o palito ou pincel, até chegar na tonalidade desejada;
  6. Se você acha que seu magenta ficou muito claro, pode adicionar mais vermelho. Caso esteja faltando intensidade, faça o mesmo com o azul. Se, pelo contrário, não tiver brilho suficiente, não hesite em colocar um pouco mais de amarelo.

Como fazer a cor magenta com bisnaga

Para saber como fazer a cor magenta, é necessário entender que isso é possível juntando duas outras cores: o rosa e amarelo. Quando quiser prepará-la, misture as cores nessa proporção: quatro partes de rosa e uma parte de amarelo.

Para conseguir a cor magenta com temperas, basta fazer o seguinte:

  1. Adicione quatro gotas de tinta rosa, seguida de uma gota da amarela, em um recipiente;
  2. Misture bem para obter a cor magenta em uma pequena quantidade;
  3. Se você quiser um maior volume de tinta, aumente a quantidade das cores na mesma proporção.

Como fazer a cor magenta na aquarela

Por outro lado, você também pode obter a cor magenta com aquarelas, da seguinte maneira:

  1. Molhe o pincel que vai utilizar;
  2. Caso as aquarelas sejam úmidas, coloque as quantidades de vermelho e branco sobre a superfície em que vai trabalhar. Se, pelo contrário, a aquarela for seca, pinte o espaço de cor vermelha para depois ir misturando as cores sobre ela;
  3. Passe o pincel úmido sobre a tinta vermelha e depois o mergulhe na água até que fique com a coloração vermelha que você deseja. Repita este procedimento com o branco;
  4. Quando notar que a tinta está com coloração rosada, você pode utilizar outras cores como o roxo, o amarelo e até o azul para conseguir a cor magenta rapidamente.

A cor magenta é uma tonalidade vibrante que dá muita vida à qualquer superfície em que é aplicada. Inspire-se com o artigo sobre como misturar cores e tenha ideias para outras combinações.

Como fazer a cor magenta com corante

O uso da criatividade é uma das partes mais divertidas da confeitaria, mas muitas vezes não temos as cores exatas que precisamos para fazer nossas criações como as visualizamos em nossa mente. Se você deseja fazer uma cor magenta com corante alimentar para a sua cobertura, misture a cor vermelha com o azul primário. Você terá o mesmo resultado se fizer o mesmo com três partes de vermelho e uma de violeta. Siga estes passos:

  1. Adicione 3 pequenas gotas de corante alimentício de cor vermelha e depois uma de violeta à massa do fondant. Você também pode usar o azul;
  2. Amasse bem até que toda a massa esteja completamente pintada. Você pode repetir este procedimento com qualquer cor;
  3. Ao fazer as coberturas de fondant, você precisa ter em mente que fazer a mistura de cores de forma caseira nem sempre traz os melhores resultados. Sempre que puder, é melhor comprar as cores já prontas.

Leia também: Como fazer marrom com as cores primárias

Gostou? Aproveitamos para deixar algumas técnicas artísticas publicadas no canal do umCOMO como inspiração:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a cor magenta, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.