Como fazer a cor rosa

Como fazer a cor rosa

Algumas cores exigem elaborações bem específicas para serem produzidas, especialmente se você deseja obter todos as tonalidades que elas oferecem. Além de ter uma mistura que vai ser usada como base, é necessário também brincar com a distribuição de quantidades e a inclusão de algumas cores extras para obter cada tom diferente. O caso do rosa é um desses: existe um ponto de partida comum, mas ao mesmo tempo possui uma ampla gama de tons que vão exigir novas misturas.

São diferentes as formas de obter o rosa, e isso vai variar de acordo com as tintas que você vai usar. Portanto, além de ter opções de tons, também existem diferentes métodos para fazê-lo. Se você quer saber como fazer a cor rosa, se aprofundar nas instruções específicas para cada tipo de tinta e conhecer todas as nuances que essa cor oferece, continue lendo este artigo do umCOMO!

Como fazer a cor rosa com guache passo a passo

O rosa é uma das cores claras presentes no círculo cromático. Para fazê-la, são necessárias basicamente duas tintas: vermelho e branco. Siga estas etapas para descobrir como fazer a cor rosa com tempera guache:

  1. Misture o magenta e o amarelo para fazer o vermelho caso você não tenha essa cor. Descubra como obter outros tons de vermelho em nosso artigo como fazer a cor vermelha.
  2. Em um recipiente, adicione 4 gotas de tinta vermelha e uma de tinta branca para começar a clarear a cor.
  3. Ao misturar os dois tons com um pincel, a cor ficará rosa.
  4. Dependendo da tonalidade de rosa desejada, como o rosa claro, será necessário adicionar mais tinta branca.
  5. Para corrigir o tom, adicione um pouco mais de vermelho. Ainda assim, sempre será mais fácil clarear o tom, já que a tinta vermelha exige um pouco mais de cuidado.

Como fazer a cor rosa com aquarela passo a passo

A cor rosa também pode ser feita com tintas do tipo aquarela. Além das tintas, para este método você também vai precisar de água, pincel e uma paleta ou recipiente no qual você irá preparar as misturas. Para conseguir um resultado satisfatório, siga os passos:

  1. Mergulhe o pincel no recipiente com água. Tente pressionar o fundo do recipiente para que as cerdas se abram.
  2. Para remover um pouco da água antes de misturar as tintas, limpe o pincel usando a própria borda do recipiente.
  3. Na superfície onde você fará a mistura, adicione a tinta branca e a vermelha separadamente, se elas forem aquarelas úmidas. Já se estiverem secas, aplique primeiro uma base de tinta vermelha para só depois adicionar a tinta branca.
  4. Pegue a tinta vermelha com o pincel e mergulhe-a novamente na água.
  5. Repita o processo do passo anterior, mas usando a tinta branca.
  6. A cor resultante será o rosa. Para obter novos tons dela, você deverá ir adicionando mais cores.

Para saber como fazer a cor rosa sem o branco, você poderá usar a água para diluir o vermelho até conseguir uma rosa padrão. Ou seja, um rosa que não deriva de misturas de cores específicas, como o fúcsia ou o chiclete.

Como fazer a cor rosa com tinta acrílica passo a passo

Se você deseja mesmo é saber como fazer a cor rosa com tinta, recomendamos que você siga as dicas do umCOMO a seguir:

  1. Selecione a tinta vermelha e a tinta branca que você deseja usar para fazer a mistura. Tente escolher tons mais neutros, para resultar em um rosa padrão. Posteriormente, você poderá criar tons diferentes.
  2. Em uma tela ou na superfície em que você irá trabalhar, adicione uma linha de tinta vermelha. Em seguida, adicione outra, de tinta branca.
  3. Misture as duas tintas com auxílio do pincel. Se o rosa ficar muito claro (semelhante ao marfim), adicione mais vermelho e, se ficar muito forte, adicione mais branco.

Se você adicionar uma quantidade muito grande de tinta branca a um vermelho mais escuro (próximo ao marrom), o rosa ficará com uma tonalidade suave, mais esbranquiçada. Essa cor poderá ser usada, por exemplo, para pintar paredes e decorar cômodos de maneira mais discreta, principalmente por quem não quer investir no rosa intenso.

Como fazer a cor rosa pink

O fúcsia se enquadra na gama de tons de rosa mais diferentes que você poderá obter. Para fazê-lo, será necessário combinar duas novas cores com a base de vermelho e branco: o azul e o amarelo.

Mistura de cores para dar rosa pink

A quantidade de azul utilizada poderá ser similar às de vermelho ou branco, mas o amarelo tem de ser adicionado em doses muito pequenas. Depois de misturar todas as tintas e obter o rosa fúcsia, você também poderá fazer modificações:

  • Mais tinta vermelha para escurecer o tom.
  • Mais tinta azul para trazer mais intensidade ao fúcsia.
  • Mais tinta amarela para aumentar o brilho.

Se você não tem o amarelo ou o azul, te convidamos a dar uma olhada nos nossos artigos como fazer a cor amarela e como fazer a cor azul.

Como fazer a cor rosa chiclete

Obter o rosa chiclete vai requerer uma proporção mais precisa de cores, pois é uma tonalidade muito específica na gama dos rosas. Siga estas etapas para obtê-la:

  • Adicione dois pontos generosos de tinta vermelha na paleta, e um ponto de azul.
  • Adicione mais dois pontos de tinta branca para clarear a mistura que você irá preparar.
  • Molhe o pincel com água e misture as tintas até criar um tom homogêneo, que irá resultar no rosa chiclete.

Como fazer a cor rosa pálido

O rosa pálido é outra matiz de rosa possível de obter. Para isso, além da combinação básica entre vermelho e branco, você também vai precisar usar tinta preta.

O tom pálido do rosa, também conhecido por rosa antigo, costuma ser mais apagado. Por isso, será necessários adicionar uma pequena quantidade de tinta preta na sua mistura, mesclando com o rosa neutro. Conforme você for adicionando mais tinta preta, a cor vai ficar ainda mais apagada. Aqui no umCOMO, recomendamos que você vá adicionando o preto aos pouquinhos, até conseguir o exato tom desejado. Novamente, se ficar muito escuro, adicione mais branco.

Veja também: Como fazer a cor magenta

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a cor rosa, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.