Como fazer a cor roxa

Como fazer a cor roxa

O roxo, também chamado às vezes de púrpura ou violeta, é uma cor secundária que se obtém com a mistura do azul com vermelho, duas cores primárias. Pode-se chegar a esta cor com um pouco de ciano e magenta, da mesma forma. Cabe destacar que o procedimento não é tão fácil como parece, já que para obter essa cor é necessário fazê-lo com os tons adequados, pois caso contrário a mistura pode se tornar um cinza sem brilho. Aliás, se você adicionar maiores quantidades de vermelho, a combinação ficará num tom marrom escuro.

Existem várias alternativas para obter um tom de roxo perfeito, seja com tinta guache, tinta acrílica e massinha, entre outros materiais. Se você deseja saber como fazer a cor roxa, não deixe de ler este artigo do umCOMO.

Como fazer cor roxa

Sobre a mistura de cores para dar roxo, leve em conta que são várias as combinações que você pode fazer obter o resultado desejado. A seguir, damos vários conselhos e combinações com as quais você poderá fazer cor roxa com guache:

  • Para fazer uma cor roxa suave ou dar-lhe um tom mais cálido, misture uma maior quantidade de vermelho. Às vezes o roxo tende a ser um pouco mais avermelhado do que o violeta ou o lilás. Para fazê-lo, será preciso adicionar um pouco de magenta a mistura de violeta claro. Caso você deseje deixá-lo ainda mais suave, basta adicionar um pouco de branco.
  • Caso você deseje obter uma cor roxa mais escura, basta fazer o contrário: vá adicionando pequenas gotas de tinta preta, mas não muitas, já que há probabilidade de destoar a cor.
  • Você pode colocar um pouco de magenta e ciano em um pequeno recipiente para posteriormente mexê-los. Com uma pequena quantidade já é possível saber se essa realmente é a cor que você quer. Se deseja produzir uma quantidade maior basta dobrar as porções, mas sempre mantendo a mesma proporção.

É importante que cada cor empregada na mistura seja pura, isto é, que não tenha traços de outras cores, que não tenha sido obtida a partir de outras misturas. Assegure-se primeiramente que a primeira mistura está totalmente uniforme, já que caso contrário os traços da outra cor poderão interferir na mistura, afetando o produto final: nesse caso, a cor roxa que você deseja. Neste outro artigo do umCOMO você poderá encontrar muitos conselhos sobre Como misturar cores.

Como fazer a cor roxa com tinta acrílica

Para fazer tinta roxa com tinta acrílica, você irá precisar dos seguintes materiais:

  • Tinta acrílica vermelha, magenta ou rosa;
  • Tinta acrílica azul, azul marinho ou um pouco de preto;
  • Tinta acrílica branca, caso queira fazer um tom de roxo claro ou suave;
  • Um recipiente;
  • Palitos de madeira ou pincéis para fazer e mexer a mistura.

Cor roxa com tinta acrílica

  1. Misture as cores primárias vermelho e azul para conseguir um tom roxo;
  2. Adicione um pouco de outra cor, dependo do seu desejo por um tom mais claro ou mais escuro, como o branco, o rosa, o magenta, o azul marinho ou o preto, até conseguir a tonalidade almejada;
  3. Certifique-se de misturar bem para obter uma cor uniforme.

Mais formas de fazer cor roxa com tinta acrílica

  • Uma forma de chegar até essa cor com o tom exato que você busca é por meio dos roxos que já se encontram disponíveis no mercado. Compre uma tinta acrílica roxa básica e coloque-a num recipiente, adicionando um pouco de rosa ou branco se quiser um tom mais claro; um pouco de magenta ou vermelho se quiser dar um tom mais quente; azul marinho ou bem pouco de preto para fazer um roxo escuro. Você deve adicionar as outras cores pouco a pouco e ir misturando bem, já que caso erre terá que fazer todo o processo de novo.
  • Para fazer a cor roxa perfeita, os pintores costumam misturar a cor rosa com o azul ultramarino. Lembre-se de que caso você substitua o primeiro, também será possível usar o magenta básico ou o magenta quinacridona.

Como fazer a cor roxa com massinha

Para fazer massinha de modelar roxa, você precisará do seguinte material e seguir o passo a passo recomendado:

Materiais

  • Massinha azul;
  • Massinha vermelha em maior quantidade do que a azul;
  • Massinhas de outras cores caso deseje clarear ou escurecer o tom final. Você irá precisar de cores como branco, rosa, magenta, azul escuro, azul marinho e preto;

Passo a passo para fazer cor roxa com massinha de modelar

  1. Una ambas as cores amassando a massinha de modelar sem parar de mesclá-la, até que a cor fique uniforme;
  2. Caso a cor roxa tenha ficado mais escura do que você gostaria e você deseje clareá-la, basta adicionar um pouco de massinha de modelar branca, rosa, vermelha ou magenta. Vá adicionando conforme o tom que você queira obter;
  3. Se, pelo contrário, você quiser um tom mais escuro, adicione massinha de modelar azul, azul escuro ou marinho, ou bem pouco de massinha preta. Lembre-se de que cada vez que você colocar mais massinha é preciso mesclar bem todos os pedaços, até conseguir um tom uniforme para que possa visualizar se o que você quer ou não, antes de adicionar mais cores.

Como fazer a cor roxa com corantes comestíveis

O corante comestível de cor roxa costuma ser usado como elemento decorativo em várias comidas ou sobremesas, como por exemplo em bolos e tortas ou para fazer a cor lilás no chantily. Com esses passos, você também saberá como fazer cor roxa para bolo com corante vegetal - para isso, deve fazer o seguinte:

  1. Coloque 10 gotas de corante vermelho em um recipiente pequeno;
  2. Adicione cinco gotas de corante azul;
  3. Mexa a mistura com um batedor ou com uma colherzinha para combinar as cores até chegar ao roxo;
  4. Caso for preciso, você pode adicionar mais ou menos gotas de vermelho dependendo da tonalidade em que você quer chegar. Quando a mistura ficar pronta, você poderá usá-la em qualquer receita que estiver preparando na cozinha;

Agora que você já sabe como fazer cor roxa com várias técnicas, também pode ser interessante aprender como fazer a cor marrom de diferentes formas neste outro artigo do umCOMO.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a cor roxa, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.