Como fazer a letra de uma música

Como fazer a letra de uma música

Escrever é uma boa forma de se expressar. As letras das músicas podem ser escritas também em forma de poema, de forma a aproveitar mais sua inspiração. Saber como usar as palavras nas diferentes partes da música é importante para aprender a expressar seus pensamentos e emoções em letras bem estruturadas. Em umComo.com.br damos algumas dicas para aproveitar sua criatividade e saber como fazer a letra de uma música.

Passos a seguir:
1

Pense na temática do que deseja escrever. Pode escrever letras que reflitam seus pontos de vista sobre as relações, o amor, a família, a vida ou qualquer coisa que decida. Dê tempo a si mesmo para decidir sobre o que deseja tratar nas suas músicas.

2

Aprenda como aplicar diferentes recursos poéticos e faça com que suas palavras descrevam imagens usando metáforas, comparações, descrições detalhadas, ritmo e emoção. Suas letras devem atrair a sua audiência.

3

Seja criativo e original. Não copie o estilo de ninguém para suas letras. O que torna interessante o fato de escrever canções é que cada pessoa tem sua perspectiva única das coisas e sua própria forma de refletir sobre elas. Não queira plagiar o que os outros dizem nem sua forma de fazê-lo. Escreva sobre suas experiências e crenças pessoais.

4

Ainda que não seja obrigatório se fixar em uma canção concretamente para escrever, o fato de escutar uma melodia e tentar escrever letras que funcionem pode ajudar você. Considere isso como um exercício que permitirá fixar sua produção em uma tonalidade real.

5

Aprenda a estruturar suas letras. As estruturas das músicas normalmente constam de versos, refrão e ponte. As letras poéticas podem ter mais tipos de estruturas ou, se preferir, um verso livre. Porém, isto requer um pouco mais de nível para que seja convincente.

6

Leia ou cante suas letras e faça mudanças se considerar necessário. As letras de músicas devem ficar bem com a música combinadas entre si. Se você usa uma linguagem mais poética, verifique também se ela tem um ritmo verdadeiro e se as frases não têm uma extensão exagerada.

7

Continue praticando sua forma de escrever. Talvez não goste de algumas de suas primeiras criações mas não permita que isso desanime você. Quanto mais escrever, melhor será.

Inspire-se: Nomes para bandas - originais e criativos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a letra de uma música, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Conselhos
  • Escrever letras é um processo lento e que requer muita concentração. É importante procurar um lugar que você se sinta relaxado e permita que você escreva com calma.