Como fazer a técnica de pátina riscada em um móvel de madeira

Como fazer a técnica de pátina riscada em um móvel de madeira
Imagem: riodejaneiro.iizbrasil.com

A técnica de pátina riscada é simples, clássica, e permite-nos transformar uma superfície dando um aspecto totalmente renovado e diferente a ela. A característica principal da técnica do efeito riscado é que podemos ver a tinta anterior, dando um efeito envelhecido à superfície onde é aplicada. Pegue em qualquer móvel onde você queira aplicar esta técnica e siga os seguintes passos de umComo.com.br para fazer a técnica de pátina riscada.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Para começar aplique sobre o móvel, com pincel suave, 2 demãos de fundo sintético branco, deixe secar entre demãos. Lixe com uma lixa fina e retire o pó com um pano úmido. Cubra o fundo com 1 demão de goma-laca que deve ser aplicada com um pincel suave. Deixe secar.

2

A seguir, sobre a goma-laca bem seca, aplique a cor creme (branco + terra siena natural + terra sombra natural) diluída apenas em água. Aplique também no móvel inteiro.

3

Riscos: Dilua cada uma das cores acrílicas em verniz, em partes iguais. Para fazer esta pátina use tintas acrílicas creme, azul e vermelha. Depois de diluídos, aplique com um pincel de cerdas. Primeiro a cor creme, e imediatamente, pincelar no mesmo sentido que a pincelada anterior a tinta acrílica azul, finalizando com a vermelha. Alterne as pinceladas para conseguir o efeito intercalando as cores e misturando-as entre si. Deixe secar bem.

4

Acabamento: Sobre a pátina riscada passe a cor creme diluída em partes iguais com verniz. A direção do pincel não deve quebrar o ritmo das listras. Deixe secar.

5

Para modernizar a mesa com luz, faça a técnica em certas áreas e deixe em outras uma cor lisa, neste caso a cor creme. Nestes espaços lisos, como último passo, coloque a cor creme, diluída em partes iguais com verniz branco.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a técnica de pátina riscada em um móvel de madeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.