Como fazer artesanato com areia

Como fazer artesanato com areia
Imagem: moda.terra.com.br

O artesanato é uma excelente atividade para ocupar tempos livres, criar peças únicas e ainda ganhar alguma renda extra. O melhor é que a maioria dos trabalhos de artesanato não são difíceis de fazer, e você pode usar materiais tão simples e vulgares como a areia. Curioso? Neste artigo umComo.com.br mostramos-lhe como fazer artesanato com areia, apresentando-lhe sugestões de trabalhos e como os colocar em prática, sem esquecer o fator economizar. Para os descobrir, continue lendo!

Vai precisar de:
  • Areia
  • Cola branca
Passos a seguir:
1

No estado brasileiro do Ceará um dos artesanatos mais populares são as garrafas e potes de vidro com areia colorida. Os artistas conseguem, com areia de diferentes cores e um instrumento fino e comprido, criar desenhos incríveis. Esse tipo de trabalho, para ser perfeito, exige anos de prática e alguma técnica, mas você pode se inspirar nele e criar peças mais simples, colocando em um recipiente de vidro transparente camadas alternadas de areia colorida, como no exemplo ao lado.

Imagem: pinterest.com
2

A designer industrial Leetal Rivlin criou a tigela de areia, uma peça bem curiosa e perfeita para decorar sua casa de praia! Para fazer esse artesanato você apenas irá necessitar de areia fina, cola para madeira e uma tigela para o molde. Comece por revestir a tigela com papel filme e coloque-a virada para baixo sobre uma superfície plana; misture a areia com a cola e verta-a sobre a base da tigela, deixando escorrer e secar (poderá demorar 12h para secar bem); repita quantas vezes quiser para formar mais camadas, se certificando que elas secam bem.

Imagem: leetalrivlin.com
3

A areia também pode servir para revestir ou fazer molduras de fotografia, você sabia? No caso de querer revestir ou decorar a moldura basta limpá-la bem, pincelar cola branca, verter areia e sacudir para remover o excesso. Para fazer a moldura misture a areia com cola branca até conseguir uma massa homogênea e, depois, molde-a para criar a moldura no formato que você desejar. O resultado será semelhante ao da imagem ao lado!

Imagem: blog.ljcfyi.com
4

O que você acha do castiçal da imagem ao lado? Ele foi decorado com areia, e você não imagina como é simples fazer um igual! Adquira um pote de vidro com o tamanho ideal para acomodar uma vela da sua preferência no interior, limpe-o, pincele cola branca por dentro e, em seguida, verta areia rodando o pote para que ela se espalhe por todo o interior; remova a areia restante e deixe secar!

Imagem: completely-coastal.com
5

Com a aproximação do Natal, sempre procuramos enfeites diferentes para decorar nossa árvore, e você conseguirá surpreender todos ao fazer alguns com areia! É bem simples: desenhe formas em papel manteira (pode usar cortadores de biscoitos), contorne e preencha as formas com cola branca e verta uma quantidade generosa de areia sobre elas; deixe secar de um dia para o outro, remova a areia em excesso, recorte a forma e aplique verniz de artesanato para segurar os grãos de areia e dar brilho!

Imagem: completely-coastal.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer artesanato com areia, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.