Como fazer bijuterias com pedras

Como fazer bijuterias com pedras
Imagem: bijuterando.blogspot.pt

A bijuteria é um tipo de adereço utilizado por homens e mulheres desde há muito tempo. No paleolítico, por exemplo, que é a época histórica que remonta há cerca de 2,5 milhões de anos a.C., já se usavam colares e pulseiras de pedras, conchas e dentes de animais. A partir daí a bijuteria adquiriu várias simbologias, tais como a pertença a determinada tribo, indicativo de posses materiais, recompensa por conquistas e desafios, entre outros. Na atualidade as peças de bijuteria continuam a ter um peso social e de estatuto, sobretudo se nelas forem aplicadas pedras preciosas caras (nesse caso passam a ser consideradas peças de joelharia), mas é mais habitual serem usadas simplesmente como acessórios para embelezar. É possível encontrar bijuteria em todo o lado, com diferentes formas e preços, mas seria mais interessante se você fizesse suas próprias peças, certo? Um dos materiais mais utilizados é a pedra por isso, neste arrigo umComo.com.br, ensinamos-lhe como fazer bijuterias com pedras. Verá que é bem simples e bonito!

Passos a seguir:
1

Fazer bijuteria com pedras não é nada complicado e você apenas irá necessitar de alguns materiais. Eles variam consoante a técnica que você pretende colocar em prática, mas os mais utilizados e básicos são os seguintes:

  • Fio de nylon ou arame;
  • Pedras para bijuteria ou pedras com um furo no meio (para passar o fio);
  • Tesoura ou alicate;
  • Algum tipo de fecho de bijuteria.
2

Relativamente ao tipo de bijuteria você pode escolher fazer um colar de pedras, uma pulseira, uns brincos ou um anel. O design fica ao seu critério, no entanto neste artigo ensinamos os modelitos mais básicos, para que você aprenda com mais facilidade. O tamanho e cor de pedras podem ser escolhidas a seu gosto e consoante aquilo que pretende - uma peça de bijuteria mais vistosa ou mais discreta.

Imagem: anratibijoux.blogspot.pt
3

Para fazer um colar de pedras, comece por prender uma das duas partes do fecho a um pedaço de fio de nylon com cerca de 50 cm de comprimento e introduza as pedrinhas nele. Certifique-se de que o fio não é demasiado grosso, caso contrário poderá não entrar bem no orifício das pedras. Vá inserindo várias, iguais ou não, e quando achar que já conseguiu um bom comprimento, pegue com cuidado nas duas pontas do fio e coloque o colar no seu pescoço, de forma a ter uma ideia de como ficará. Se estiver comprido de mais, retire algumas pedras, mas se estiver muito curto, acrescente mais. Quando estiver terminado, prenda a parte restante do fecho à outra ponta do fio de nylon e está feito! Para consegui um colar como o da imagem ao lado, simplesmente crie mais dois colares com tamanhos ligeiramente diferentes e prenda todos eles no fecho.

Imagem: mariantonia.com
4

Se o que você pretende realizar é um pulseira de pedras, saiba que o processo é semelhante ao do colar. Dessa forma pegue em um pedaço de fio de nylon com cerca de 20cm de comprimento e prenda-o a uma das metades do fecho. Comece inserindo várias pedras no fio até obter o comprimento necessário e, para que perceba se já o atingiu ou não, pegue nas duas pontas do fio e coloque-o em redor do seu pulso. Quando tiver terminado de construir sua pulseira, prenda com um nó firme a outra metade do fecho à ponta do fio por onde estava inserindo as pedras. Por fim, certifique-se de que ambas as pontas estão bem presas ao fecho para que a pulseira não se desmanche.

Imagem: loja.romantiquinha.com.br
5

Também existe a opção de fazer um brinco de pedras, e neste caso o processo é diferente dos anteriores. Se a sua ideia é fazer um brinco da moda e bem glamoroso como o da imagem ao lado, reúna os seguintes materiais: strass ou pedras com uma das faces plana, folha de PVC transparente, cola para lantejoula, tesoura e acessório para prender na orelha, como clip de pressão. Comece por ensaiar como pretende a disposição das pedras no brinco e cole, uma a uma, as pedras em um pedaço da folha de PVC. Aguarde secar durante 1 a 2 horas e, depois, recorte o PVC em redor das pedras, de forma a eliminar o excesso. Por último, cole na parte de trás (diretamente no PVC) o sistema de fecho.

Imagem: apairandasparediy.com
6

Por último, na categoria de bijuteria com pedras temos os anéis, que são provavelmente as peças mais simples de fazer. Para fazer um anel de pedra irá necessitar de um arame, de uma cor à sua escolha, ao qual deverá dar a forma do dedo onde pretende colocar o anel. Faça isso enrolando o arame em volta do dedo. Se for um arame grosso, duas voltas serão suficientes, se for mais fino deverá enrolar até conseguir uma forma consistente. Em seguida coloque a pedra, que não necessita de ter um furo no interior, junto à argola de arame que acabou de criar e prenda-a enrolando o arame nela. Dê quantas voltas forem necessárias para que a pedra fique bem presa e, quando achar que terminou, enrole um pouco de arame em forma de gancho na argola e corte o restante com um alicate de corte.

Veja também: Como limpar bijuteria dourada

Imagem: elo7.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer bijuterias com pedras, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.