Como fazer boneca de pano

Como fazer boneca de pano
Imagem: rosasonline.com.br

As bonecas fazem o sonho de qualquer menina e agradam toda a mulher! Em tempos mais antigos, a boneca de pano fez furor e conquistou o coração de quem com ela brincava e sonhava. Hoje, a boneca de pano é não só um brinquedo como um elemento decorativo, que dá um toque artesanal e doce a um quarto, por exemplo.

Se você gosta de bonecas de pano e gostaria de ter a sua ou oferecer uma para alguém, continue lendo esse artigo de umComo.com.br que nós ensinamos-lhe como fazer boneca de pano passo a passo!

Vai precisar de:
  • Molde de boneca
  • Tesoura, linha de coser branca e agulha para coser, alfinetes
  • Tecido bege/pele; tecido floral; tecido branco; tecido listado; poá e feltro
  • Máquina de costura
  • Plumante siliconizado ou algodão
  • Pincel fininho e tinta permanente ou de tecido
  • Linha colorida
  • Cola quente
  • Blush e pincel brocha
Passos a seguir:
1

Antes de começar a fazer a sua boneca, escolha um molde para o corpo. Pode desenhá-lo você mesma ou procurar na Internet, tem muitos sítios onde você pode baixar grátis o molde da sua boneca!

2

Depois de escolhido o molde, comece a desenhá-lo sobre o tecido. Dobre os tecidos e, sobre o tecido de cor bege/pele, desenhe a cabeça e o corpo; sobre o tecido branco desenhe as calças; sobre o tecido floral contorne o vestido e as mangas e, sobre o tecido listado, desenhe as pernas. Faça a gola do vestido em feltro e a barra do vestido no poá.

Agora com uma tesoura recorte seus moldes com cuidado, deixando sempre uma margem de pelo menos 1 cm para cada lado do molde. Uma vez que o tecido está dobrado, você irá ficar com dois moldes de cada, espelhados. Pegue neles e os una com alfinetes, cosendo depois na máquina de costura (se não tiver máquina cosa mesmo à mão). Una todas as partes deixando sempre uma abertura para colocar o enchimento.

3

Com ajuda de um modelo, desenhe o rosto da sua boneca. Você tem muitos tipos de rosto diferentes, escolha o que mais lhe agrada e comece a desenhar. Se tiver dificuldades, coloque papel vegetal sobre um modelo e contorne o rosto com lápis de carvão, depois coloque o papel vegetal sobre o tecido, com a parte pintada para baixo e passe novamente o lápis. O desenho do rosto ficará marcado no tecido e depois é só passar a tinta e pintar!

Use pincéis bem fininhos para fazer traços perfeitos e tinta permanente ou, se preferir, tinta própria para tecido. Deixe secar.

4

Agora vamos encher a boneca! Pela abertura que deixou nas costuras enfie plumante siliconizado ou algodão até os espaços estarem todos preenchidos e uniformes e cosa as aberturas no final.

Una todas as partes do corpo da boneca e cosa-as com linha branca.

5

Pegue nos tecidos da roupa da boneca e coloque o direito com direito de cada um deles. Una as mangas ao vestido e cosa as cavas, de seguida cosa as laterais do vestido (não cosa por cima nem por baixo para conseguir colocar a boneca)!

Você pode fazer uma barrinha bonita nas mangas, para dar outra graça.

Costure a sua barra no vestido. Pode virá-lo do avesso e colocar a barra sobre ele, com o direito para baixo, e coser.

Enfeite o seu vestido com um ponto de fuxico nas mangas, no decote e na barra. Deixe dois fios de lã se encontrarem no meio do decote e ficarem caídos, para depois ajustar o tecido à boneca.

6

Una o tecido das calças e cosa as laterais. Faça uma barrinha nas pernas das calças e outra na cintura. Coloque um elástico na cintura das calças e vire-as do avesso.

Faça um ponto palito no contorno da bainha da perna da calça e da cintura e deixe que os fios se encontrem no meio e fiquem caídos, para depois conseguir repuxá-los.

Para embelezar a gola do vestido, faça um ponto caseado em todo o seu contorno.

7

Está na hora de vestir sua boneca! Comece pelas calças e, pegando nos fios que deixou soltos, puxe até ficarem justos à perna e dê um laço duplo.

Continue com o vestido, faça o mesmo com os fios deixados no decote e nas mangas e remova o excesso. Coloque a gola sobre o vestido e cosa as duas extremidades uma à outra, certificando-se de que fica bem ao centro!

Veja também o nosso artigo sobre como fazer vestido de bonecas.

8

Faça dois lacinhos para prender o cabelo com um pouco do tecido que sobrou. Para fazer o laço, corte um quadrado e amarre no meio com linha.

Para fazer o cabelo, corte cerca de 20 fios de lã com 18 cm e ache o meio. Prenda o meio com linha e meça 8 cm para cada um dos lados. Coloque o lacinho no final dos 8 cm e deixe a restante lã caída.

Use um pouco de cola quente para fixar o meio do cabelo e cada um dos lacinhos.

9

Você pode adornar a sua boneca com os enfeites que preferir (lacinhos, flores, etc).

No final passe um pouco de blush nas têmporas da boneca com ajuda de um pincel brocha.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer boneca de pano, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.