Como fazer coelho da Páscoa de garrafa pet

Como fazer coelho da Páscoa de garrafa pet
Imagem: countryliving.com

A Páscoa é sem dúvida uma das celebrações mais importantes da Igreja Cristã e em que se comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Os ovos, os chocolates e o coelho são alguns dos símbolos da Páscoa que fazem parte dos rituais da Semana Santa, e nada melhor que pegar em um destes símbolos e criar lembrancinhas ou decorações para esta data especial. Alguns dias antes desta data, também é comum que nas escolas as crianças façam trabalhos manuais relacionados com a Páscoa e, fazer um coelho da Páscoa de garrafa pet é uma ótima ideia para fazer com elas, pois estamos fazendo artesanato com materiais reciclados.

Se você pretende colocar a ideia em prática mas não sabe nem por onde começar, veja como fazer coelho da Páscoa de garrafa pet nesse artigo do umCOMO!

Coelho de garrafa pet

As garrafas pet são uma das nossas melhores aliadas no que diz respeito a trabalhos manuais e artesanato, pois com elas é possível criar decorações fantásticas reutilizando um material que iria para o lixo. Hoje vamos usar as garrafas pet e outros materiais bastante fáceis de serem encontrados para fazer um coelho da Páscoa. Para isso você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Garrafa pet pequena de suco ou refrigerante;
  • Cartolina ou eva branco;
  • Cartolina ou eva rosa;
  • Formas de papel coloridas;
  • Tesoura;
  • Cola;
  • Marcador preto;
  • Olhos móveis.

Se você não tiver alguns dos materiais acima, é válido tentar improvisar. A cartolina branca por ser substituída por um papelão pintado e um estilete poderá facilmente substituir a tesoura.

Importante: a garrafa pet deverá necessariamente ser do tipo transparente.

Como fazer coelho de garrafa pet

1. Desenhando o rosto do coelho de garrafa pet

Para fazer o seu coelho da Páscoa de garrafa pet, a primeira coisa a se fazer será desenhar o rosto, já que a parti dele saberemos onde acomodar todos os outros elementos. Comece por pegar na garrafa pet e desenhar o nariz, bigodes e boca do coelhinho com um marcador preto, fazendo isso um pouco abaixo do gargalo da garrafa, como pode ser visto na imagem abaixo. Depois cole os olhos móveis em cima do nariz e pronto, você já terá a cara do seu coelho da Páscoa feita.

Dica: o rosto do coelho deverá ser feito com caneta permanente para não borrar. Se você não costuma fazer desenhos e estiver com medo de errar, treine o rosto do coelho em um papel em branco e, assim que estiver satisfeito, copie o desenho na garrafa.

Imagem: happyclippings.com

2. Fazendo o chapéu

Pegue em uma forma de papel daquelas que usamos para doces como beijinhos e brigadeiros, dando preferência para formas estampadas e bastante coloridas. Coloque-as em cima da tampa da garrafa e puxe o papel para baixo de maneira a ficar com a marca da tampa na forma de papel. A forma de papel vai ser como um chapéu para o coelho da Páscoa e também vai servir para colar as orelhas dele. Retire a forma e abra uma fenda no topo do forma.

O chapéu do coelho não é estritamente necessário e vai do gosto de cada um na hora de fazer o coelho na garrafa pet, entretanto será um elemento que dará um acabamento mais bonito e colorido para o enfeite.

Imagem: pinterest.com

3. Recortando as orelhas

As orelhas do coelho da Páscoa são um elemento extremamente importante e que deverá ser bastante chamativo, já que é uma das características mais marcantes do bichinho. Utilizando o molde de coelho em eva para garrafa pet que lhe disponibilizamos na imagem abaixo, recorte o formato na cartolina ou eva branco, se atentando bastante ao tamanho, que deverá ser proporcional ao da garrafa, já que existem pets de dimensões diferentes. Quando essa parte estiver pronta, recorte também a parte rosa e cole.

Pegue as orelha já prontas e dobre a base de forma que você consiga colá-la na tampa da garrafa e manter as orelhas em pé. Uma boa ideia para a marcação é utilizar um objeto afiado, tomando cuidado para não cortar, ou então dobrar a colocar um objeto pesado em cima por alguns minutos.

Passe as orelhas do coelho pela fenda que fez no passo anterior e dobre a parte debaixo das orelhas mais uma vez só para garantir que ficarão no lugar. Depois basta colocar um pedaço de fita cola no interior da forma de papel e colar na tampa da garrafa. Se quiser, você pode decorar o chapéu do coelho fazendo um laço de fita de cetim e colar.

Dica: se for utilizar eva, confira antes de recortar os moldes se a tesoura que você tem está bastante afiada, afinal, o eva é um material elástico e um pouco grosso, de forma que uma tesoura cega não será capaz de cortar ou o deixará com uma aparência feia e com corte desregular.

Imagem: artesdaalce.blogspot.pt

4. Decorando o coelho da Páscoa

Para finalizar o nosso coelho da Páscoa de garrafa pet, falta apenas decorá-lo para deixá-lo ainda mais chamativo. São diversas as ideias que você pode colocar em prática, como enfeitá-lo com fitilho colorido, fazer cenouras de eva ou de cartolina laranja e adicionar mensagens.

Como ideia, recomendamos que você imprima o molde de coelho para garrafa pet da imagem abaixo e cole no centro da garrafa, também tomando cuidado com o tamanho da impressão para não ficar desproporcional em relação ao tamanho da garrafa. Se você estiver fazendo os coelhos com alunos de escola, uma ideia legal é deixar alguns materiais como fitas e tintas coloridas para que cada um decore seu coelho da forma que quiser.

Agora que está tudo pronto, é só encher a garrafa de bombons de chocolate, balas ou jujubas.

Imagem: artesdaalce.blogspot.pt

Como fazer coelho da Páscoa com cesto

Se na opção acima utilizamos a garrafa como um recipiente fechado que comportará doces, agora ensinaremos uma versão um pouco diferente na qual você poderá fazer um coelho da Páscoa de garrafa pet utilizando a garrafa como cesto para as guloseimas.

Para isso, você precisará de uma garrafa pet maior que a anterior, a de 1,5 l é o tamanho ideal. Com uma tesoura com ponta, fure a garrafa horizontalmente um pouco abaixo do meio, cortando-a na mesma altura. Após o corte, cole um pedaço de tecido em volta para não machucar com as protuberâncias do corte feito, principalmente se o coelho estiver sendo feito para crianças, evitando assim acidentes.

Com a garrafa já pronta, utilize os moldes da imagem abaixo para fazer a cara, o corpo e os braços do coelho em cartolina, tecido TNT ou papel EVA. Caso vá utilizar o TNT, é necessário colá-lo e um papel que dê sustentação. Repare que o molde indica quantas vezes cada parte deve ser utilizada para molde, não se esquecendo de duplicar a parte dos braços.

Para fazer os pés do coelho, basta fazer dois círculos de mesmo tamanho e colar na parte inferior da garrafa, não se esquecendo de decorá-los com círculos rosas para simular as patas do coelho.

Quando tudo estiver pronto, é só colar com cola quente os moldes em volta da garrafa pet e decorar como mais gostar. Por último, encha a garrafa com amêndoas, ovos e outras guloseimas.

Imagem: pinterest.com

Coelho da Páscoa com cesto: resultado

Veja na imagem a baixo o resultado esperado para o coelho com cesto. Como você poderá observar, o coelho tem alguns detalhes de decoração que você também poderá fazer, sendo outra possibilidade dar uma cara original de adicionar detalhes outros que você mesmo pensou e que acha que ficarão legais. Lembre-se, trata-se de artesanato, sendo assim, não existem regras, o importante é de divertir e ser criativo!

Imagem: reciclagemnomeioambiente.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer coelho da Páscoa de garrafa pet, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.