Como fazer flores de tecido

Como fazer flores de tecido

As flores de tecido são bonitas e fáceis de fazer, e uma ótima maneira de usar as sobras de trabalhos manuais. Você pode costurá-las ou colocá-las com um alfinete em bolsas ou prendedores de cabelo, ou colá-las em porta-guardanapos, blocos de notas ou outros projetos de artesanato. Existem muitas maneiras diferentes de fazer flores de tecido. Fazer flores de tecido é fácil e requer saber um pouco de costura (o suficiente para prender as camadas de tecido), e você poderá fazer uma flor que se pareça a uma rosa ou camélia. Tecidos como algodão simplesmente, com papel vegetal funcionam melhor para fazer flores de pano de forma bem simples. Você pode fazer as pétalas da flor do mesmo tecido, ou usar tecidos diferentes para dar uma aparência mais divertida.

Vai precisar de:
  • Retalhos de tecido
  • Tesoura
  • Linha
  • Agulha para costurar à mão
  • Botão (opcional)
Passos a seguir:
1

Corte dois quadrados de 5 centímetros de tecido, dois quadrados de 4 centímetros de tecido e dois de 3 centímetros.

2

Dobre cada quadrado de tecido ao meio, depois dobre ao meio outra vez.

3

Recorte as beiradas do tecido em forma de ondas. (As ondas não precisam ser perfeitamente iguais para fazer uma forma de flor bonita.)

4

Estenda o tecido, a seguir, faça cortes entre as ondas em direção ao centro da flor, sem cortar as pétalas até o final. Estes cortes facilitam a abertura do espaço nas pétalas e fazem a flor mais tridimensional.

5

Coloque as duas peças grandes de flor uma sobre a outra. Puxe as pétalas da flor de baixo para cima, através do espaço entre as pétalas superiores, para torná-las mais fofas.

6

Repita o passo 5 com o par de pétalas de flores médias, e o par de pétalas de flores pequenas.

7

Coloque os pares de pétalas de flores uns sobre outros, com as pétalas maiores na parte inferior e as menores na parte superior. Assegure-se de que os pares de pétalas estão centrados.

8

Costure as capas da flor juntas pelo centro, com pequenos pontos. Adicione um botão no centro da flor se desejar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer flores de tecido, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos
  • Se não quiser que as beiradas das flores de tecido simples desfiem, você pode aplicar gel sobre as beiradas de cada pétala.
  • Pode usar um botão que coincida com o tecido, ou um botão de contraste, se desejar que o centro da flor se destaque.
  • Cole um círculo de feltro na parte posterior para um acabamento mais limpo.
  • Tenha cuidado ao trabalhar com tesouras e agulhas de costura.