Como fazer giz colorido

Como fazer giz colorido

O giz colorido é uma ferramenta que permite estimular a criatividade e dar asas à imaginação. Além disso, as crianças adoram e podem se entreter fazendo eles mesmos. Neste caso, vamos explicar como fazer giz colorido, para não ficar limitado ao clássico giz branco. O seu processo de elaboração é bem mais simples do que parece e não requer muito tempo. Pode aproveitar para fazê-los como uma atividade em família e se divertir. Em umComo vamos explicar para você os passos que deve seguir para saber como fazer giz colorido de uma forma fácil e rápida.

Passos a seguir:
1

Para começar, devemos ter em conta os materiais que precisamos para poder elaborar o nosso giz colorido:

  • Gesso branco, também conhecido como gesso de Paris.
  • Água.
  • Um recipiente de plástico para cada cor.
  • Espátula para mexer.
  • Tinta para dar cor ao nosso giz.
  • Moldes para dar forma ao giz. Podem ser os típicos moldes de figuras que se utilizam para o gelo, desde que não torne a utilizá-los para isso.
  • Rolos de papelão como os do papel de higiênico para dar forma ao giz.
  • Papel vegetal.
  • Fita adesiva ou durex.

Uma vez reunido o material necessário, vamos começar!

2

Antes de começar a fazer giz colorido, deve preparar o papelão dos rolos de papel higiênico, um para cada giz colorido, para poder acrescentar a massa que vamos preparar de seguida. Devemos apenas adicionar papel vegetal no interior do rolo, que posteriormente nos permitirá eliminar o envoltório que rodeia o giz. Se não colocássemos o papel vegetal dentro, o papelão ficaria grudado no giz quando secasse. Para evitar que a massa que vamos adicionar para fazer o giz não saia pelo outro lado do rolo, colamos fita adesiva ou durex.

3

Agora que já temos os rolos que nos servirão de moldes, a primeira coisa que devemos fazer é introduzir em cada recipiente de plástico uma tinta de uma cor diferente. Tenha em conta que quanto mais tinta colocar, mais viva a cor ficará. De seguida, adicione meia xícara de gesso branco e mexa bem com a espátula até ver que não ficam grumos. Também pode criar novas cores misturando-as.

4

Uma vez que os grumos tenham desaparecido, adicione meia xícara de água para cada recipiente de plástico, e mexa até obter uma substância pastosa. Quando tivermos realizado a mistura da tinta de uma cor, gesso e água e já tivermos mexido bem, já podemos adicionar o conteúdo de cada recipiente em um rolo de papelão diferente. Podemos utilizar uma colher para que seja mais fácil de introduzir dentro do papelão. Outra forma de colocar a massa dentro dos rolos é fazendo um buraco não muito grande no canto de uma sacola, exercendo pressão para que a massa vá saindo.

Imagem: labioguia.com
5

Com a pasta do giz de cada cor que sobrar, podemos utilizar os moldes de gelo ou moldes de confeiteiro para fazer formas. É uma boa opção para ter mais de um tipo de giz, se não quiser apenas dos convencionais. Uma vez que tenhamos preparado todos os nossos moldes, só devemos deixar que sequem durante duas horas para que a umidade evapore. Passadas 2 horas, extraia o papelão que rodeia o giz colorido e espere no mínimo 24 horas até utilizar. Depois, já terá o seu giz pronto para começar a pintar.

6

Se gostou deste artigo sobre como fazer giz colorido, recomendamos a você estes outros artigos:

  • Artesanato com rolhas de cortiça
  • Como fazer brinquedos com material reciclado

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer giz colorido, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.