Partilhar

Como fazer lanterna de abóbora

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer lanterna de abóbora

Quando a abóbora seca totalmente por dentro e por fora, se forma uma casca que pode ser cortada com ferramentas simples. Em todo o mundo se usam as abóboras de casca dura como recipientes ou instrumentos musicais. Neste artigo de umComo vamos explicar como você pode converter as abóboras em lanternas, seja para criar um ambiente diferente em uma ocasião especial ou mesmo no Halloween. Continue lendo e aprenda conosco como fazer lanterna de abóbora.

Também lhe pode interessar: Como transformar garrafas em fantasmas
Passos a seguir:
1

Para fazer uma lanterna de abóbora, comece por limpar as abóboras. As abóboras de casca dura desenvolvem uma camada de sujeira e mofo. Pode comprá-las já limpas, mas poupará um pouco de dinheiro fazendo o trabalho.

Coloque a abóbora em um balde com água durante 10 minutos. A abóbora vai ter tendência para flutuar, por isso deve afundá-la de vez em quando para manter todas as partes molhadas.

Utilize uma esponja para esfregar e tirar a sujeira, tente não fazer demasiada pressão. Se encontrar uma área difícil de deixar limpa, tente deixar um pouco mais de molho. Deixe que a abóbora seque ao ar livre.

Como fazer lanterna de abóbora - Passo 1
2

Cortar a base. Use um lápis para desenhar um círculo ao redor do fundo da abóbora. Com este círculo estará dando à abóbora uma base plana para se apoiar. Pode fazer este corte mesmo com uma faca de cozinha, sempre com cuidado.

3

Limpe o interior. Tire a base da abóbora e tire todas as sementes soltas e a polpa seca do interior. Se tiver muito resíduo nas paredes interiores, raspe cuidadosamente com uma colher. Elimine a polpa e as sementes.

4

Agora é hora de deixar voar a sua criatividade e desenhar alguns padrões. Com um lápis deverá desenhar o desenho pretendido na abóbora. Estas linhas servem como guias de corte e podem ser tiradas facilmente com uma borracha mais para a frente.

5

Perfure a abóbora. Sempre se pode utilizar a ferramenta adequada para seu desenho em particular, e também pode usar a furadeira. Com uma furadeira pode construir todo tipo de padrões e buracos de diferentes tamanhos.

Coloque a broca perpendicular à superfície da abóbora, e perfure diretamente com pressão média. Evite perfurar um buraco muito perto do outro, pois isso poderia prejudicar a estrutura da abóbora.

Tenha cuidado ao perfurar uma abóbora porque se a broca deslizar sobre a superfície curva, alguém pode acabar ferido. Se vir que o padrão que desenhou não dá para ser feito com a furadeira, pode sempre cortar com uma faca de cozinha seguindo as linhas de guia.

6

Limpe o desenho da abóbora. Quando tiver terminado de perfurar e cortar, limpe as linhas do lápis com uma borracha.

7

Para terminar a sua lanterna de abóbora esfregar um pouco de óleo mineral na superfície com um pano macio. O óleo dará à abóbora um brilho sutil e ajudará a resistir à umidade. Como alternativa também poderá usar verniz se preferir.

8

Agora só falta colocar luz no interior da abóbora, se quiser poderá usar pequenas velinhas e colocar no interior. Mas para garantir que tem luz por mais tempo pode usar as luzes pisca pisca de natal ou então pequenas luzes LED. E já tem a sua lanterna de abóbora pronta!

9

No Halloween se tiver mais de uma abóbora pode transformar algumas delas em lanternas e outras em rostos assustadores. Neste artigo explicamos para você como decorar uma abóbora para o Halloween.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer lanterna de abóbora, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário sobre Como fazer lanterna de abóbora

Como fazer lanterna de abóbora
1 de 7
Como fazer lanterna de abóbora

Voltar ao topo da página