Como fazer letras bonitas

Como fazer letras bonitas
Imagem: conbotasdeagua.com

Antes dos computadores serem inventados e quase dominarem nossa comunicação escrita, a caligrafia era considerada uma arte e toda a pessoa que soubesse escrever devia cultivar uma letra bonita. Isso dizia muito sobre a própria pessoa e tornava as leituras de textos manuscritos mais agradáveis. Hoje em dia já não é atribuída tanta importância à forma como se desenham as letras, mas ainda assim vale a pena saber como fazer letras bonitas, para quando quisermos dar um toque mais especial a algo escrito à mão. Foi a pensar nisso que preparamos este artigo de umComo.com.br. Continue lendo e descubra as dicas que temos para si!

Passos a seguir:
1

Fazer letras bonitas é um processo que envolve dedicação e paciência - se lembre que você não aprendeu a escrever de um dia para o outro. No final o resultado valerá a pena e você terá sua caligrafia melhorada!

2

Uma das melhores formas de conseguir letras bonitas é praticando. Por essa razão procure na internet ou na papelaria um caderno de caligrafia. Esses cadernos são usados sobretudo por crianças quando aprendem a escrever, mas neste caso será muito útil para si!

Imagem: praxiseducativa.com.br
3

Escreva uma frase com 10 ou 12 palavras no caderno, pode ser um excerto do livro que esteja lendo ou de uma revista. Agora observe não o texto mas sua escrita e assinale quais as letras que gostaria de melhorar.

4

Reescreva a frase esforçando-se por melhorar as letras ruins que assinalou anteriormente. Tente também cumprir com as linhas do caderno de caligrafia, fazendo com que todas as suas letras toquem na linha superior e inferior. Isso ajuda a conseguir uma letra mais harmoniosa.

Imagem: neatorama.com
5

Outra dica útil é procurar letras bonitas que lhe agradam e tentar reproduzi-las, quer seja na internet ou pedindo que seus amigos escrevam para si. Assim você terá uma ideia de como gostaria que fosse sua caligrafia, mas não se esqueça de dar seu toque pessoal.

6

Baseado na dica acima, você pode ainda escrever um texto em um documento word com a letra que mais gostar e imprimir. Depois você coloca uma folha branca sobre a folha impressa e decalca o texto do documento word. Assim você estará praticando essa letra!

7

Volte a escrever a frase inicial ou uma outra, da melhor forma que conseguir, em uma folha em branco. Mostre essa folha para seus familiares e amigos e peça opiniões: se acham que a letra é bonita, o que podia ser melhorado, etc. Registe as críticas construtivas e melhore sua caligrafia com base nelas.

Imagem: desde91.wordpress.com
8

Você pode descobrir que sua caligrafia resulta melhor com determinados tipos de canetas. Talvez nunca tenha pensado nisso antes mas é também por essa razão que elas apresentam traçados diferentes (grosso, médio e fino) e diferentes tipos de tinta (líquida, em gel, etc). Experimente com várias, inclusivamente a caneta tinteiro, e descubra com qual se dá melhor!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer letras bonitas, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Conselhos
  • Peça ajuda a alguém cuja letra você admira, assim essa pessoa poderá lhe dar dicas!
  • Pratique a escrita de textos e palavras várias vezes ao dia e durante o tempo que achar necessário para se aperfeiçoar.
  • Baixe algumas fontes caligráficas da internet e tente reproduzi-las.