Como fazer mosaico de azulejo

Como fazer mosaico de azulejo
Imagem: azeole.tumblr.com

Os mosaicos de azulejos são uma forma muito original e criativa de decoração. Esta expressão de arte pode ser usada de diferentes maneiras: para decorar o tampo uma mesa, aplicada em elementos para decorar um quarto com estilo árabe, criar um painel, construir um vaso, um quadro, uma moldura, etc. Tornou-se principalmente popular durante a época romana através dos mosaicos que esse povo realizava no chão dos edifícios, e prolongou-se até hoje com adeptos um pouco por todo o mundo. Para aprender como fazer um mosaico de azulejo, continue lendo este artigo de umComo.com.br!

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Comece por projetar o tipo de mosaico que você pretende e onde o irá colocar. Para isso, faça um esboço simples tendo em conta as dimensões no local onde o mosaico será aplicado. Mosaicos de grandes dimensões permitem a existência de pormenores, enquanto que os mais pequenos deverão ser minimalistas.

Imagem: viladoartesao.com.br
2

Definido o desenho do mosaico, tendo em conta as cores, formas e dimensões, reúna diferentes tipos de azulejos consoante o que pretender ilustrar com eles. Pode optar por juntar azulejos apenas nos mesmos tons, com relevos, brilhantes, transparentes, lisos, padronizados, etc. As opções são muitas, guie-se pela sua criatividade para decidir.

Imagem: cidadanialx.blogspot.pt
3

Agora chega a parte divertida: quebrar os azulejos! Prepare um local seguro, firme e de superfície lisa, como o chão da garagem, e estenda um tapete velho nele. Coloque os azulejos no tapete, com a parte colorida virada para baixo, pegue em um martelo e comece partindo-os. Para essa tarefa aconselha-se o uso de óculos de proteção. Quando tiver quebrado todos os azulejos decida se o tamanho dos pedaços é o ideal para o desenho - quanto mais pormenores, mais pequenos terão de ser os pedaços de azulejo.

Imagem: mundodaimpermeabilizacao.blogspot.pt
4

Alguns pedaços de azulejo poderão não ter a forma que você pretende, sobretudo se existirem figuras arredondadas no desenho para o seu mosaico. Assim sendo, use um torquês para moldar os azulejos. Esta é uma ferramenta muito útil para criar pedaços de azulejos com formas mais suaves, de forma a disfarçar o aspeto acabado que partir com que ficam. Conseguirá um efeito mais preciso se utilizar um turquês com roldanas.

Imagem: portaldeartesanato.com.br
5

Agora que já tem os seus azulejos prontos, prepare o local onde os irá colocar. Será uma parede? O tampo de uma mesa? No chão? As opções são variadas e, se o plano for horizontal, é aconselhado que disponha os azulejos nele, com algum espaço entre si e ainda sem cola nem massa, de forma a pré-visualizar o desenho que pretende construir. Quando estiver certo de que é isso que quer, peque nos pedaços e comece colando.

Imagem: facilisimo.com
6

Para colar os azulejos utilize cola branca ou cola de azulejo. Algumas superfícies poderão requerer outro tipo de cola de forma a que o azulejo se fixe melhor. Cole os azulejos um a um mantendo as suas posições. Quando tiver terminado, deixe secar e, sem seguida, aplique uma camada de rejunte para preencher os espaços entre os pedaços e também para os fixar melhor no seu lugar.

Imagem: arteblog.net
7

Espere cerca de 2 horas até o rejunte secar todo por igual. Depois disso pode remover o excesso de rejunte de várias formas: raspando-o com a ajuda de uma espátula, escovando com água ou passando um pano úmido. Este processo terminará quando todos os pedaços de azulejo estiverem limpos. Aguarde que a água utilizada no mosaico seque completamente para passar ao próximo passo.

Imagem: gostinho-bom.blogspot.pt
8

Com o passar do tempo o rejunte utilizado no seu mosaico poderá ficar manchado, secar e partir. Para prevenir esse tipo de situações finalize o seu trabalho de artesanato com spray selador, silicone líquido ou verniz acrílico fosco. Este tipo de produto também irá conferir um brilho extra ao seu mosaico e impermeabilizá-lo.

Imagem: solidarium.net

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer mosaico de azulejo, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.