Como fazer papel machê

Como fazer papel machê

O papel machê (do francês "papier mâché" que significa amassado ou esmagado) é uma técnica que consiste em realizar figuras com uma pasta de papel desfeita. Apesar de, na realidade usarmos este nome para denominar a técnica de revestir objetos ou moldes com cola e pedaços de papel. Na escola ou em casa, todos nós já experimentamos esta divertida manualidade. Aprenda a fazer papel machê e deixe voar a sua imaginação.

Passos a seguir:
1

Dirija-se a uma loja de manualidades, belas artes ou material escolar e peça massa ou cola para papel machê. É uma espécie de pó que deverá misturar com água seguindo as instruções da embalagem.

2

Outra opção é usar cola branca diluída com água por metade.

3

Há pessoas que preferem criar uma pasta caseira com farinha e água, embora não recomendemos pois por ser orgânico, pode gerar pequenos bichinhos.

4

Coloque a cola numa tigela ou recipiente e lembre-se de espalhar bem, por isso não é necessário fazer demasiada quantidade.

5

Corte papel de jornal às tiras de vários tamanhos e coloque-os numa bandeja. Quanto mais pequenas forem as tiras melhor, embora mais trabalho lhe dê a fazer a sua figura.

6

O tamanho das tiras de papel dependerá das dimensões da sua figura. Se for muito grande, recorte tiras grandes e compridas.

7

Decida que figura quer fazer e construa a sua estrutura com diferentes materiais que depois cobrirá com a cola e o papel.

8

Vale a pena dedicar tempo a criar bem a estrutura. Então, deve apenas cobrir e dar os últimos retoques.

9

Para a estrutura pode usar balões, papel de jornal enrolado, espuma, caixas e pedaços de cartão.

10

Comece a cobrir a sua figura de forma homogênea, sem deixar partes muito finas. Aplique pelo menos duas camadas se não quiser que se rompa.

11

Molhe as tiras de papel na cola e vá cobrindo a estrutura, ou aplique a cola com um pincel diretamente sobre as tiras.

12

O papel machê demora a secar. Espere pelo menos dois dias até perder toda a umidade antes de começar a pintar.

13

Quando a figura parecer de cartão já pode pintá-la com tinta acrílica, mas não a dilua demasiado com água ou irá amolecer o papel endurecido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer papel machê, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos
  • Para os olhos pode usar alfinetes ou pinos com cabeça.
  • Utilize pincéis velhos e limpe-os com água e sabão ao terminar a atividade.
  • Vista-se com roupa velha.