Como fazer pau-de-chuva

Como fazer pau-de-chuva
Imagem: artesanatomeninodeus.com.br

Pau-de-chuva é um instrumento musical idiofónico, isto é, produz som através do próprio corpo, e teve origem no Chile. O som do pau de chuva é suave e calmante e, como o nome sugere, assemelha-se ao som da chuva a cair.

É um instrumento de fácil manuseamento e, por isso, ideal para as crianças. Pode ser usado como brinquedo, como meio de exploração de sons e como ferramenta na educação musical.

E nada mais significante e encantador para uma criança, que poder participar na criação do seu próprio instrumento musical. É uma forma de aliar a expressão musical à expressão plástica, bem como explorar o lado criativo da criança.

Aprenda neste artigo como fazer pau-de-chuva com materiais recicláveis!

Vai precisar de:
  • 2 tubos de rolo de papel de cozinha e 1 de papel higiênico
  • 2 paus de espetada
  • 2 tampas de plástico
  • Fita-cola
  • Lápis
  • Papel de cozinha
  • Cola branca
  • Tintas
  • Funil
  • Pedras pequenas
Passos a seguir:
1

Una os dois tubos do rolo de papel, colocando o rolo de papel higiênico por dentro deles, e colando com fita-cola. (Pode juntar mais tubos se quiser o pau de chuva maior).

2

Com ajuda de uma espetada de cozinha ou mesmo um lápis, fure os rolos de cima a baixo, tentando fazer furos simétricos de um lado ao outro. (Imagine linhas que contornam o tubo e faça dois furos por cada uma).

3

Meça o diâmetro do tubo com o pau de espetada e corte-o com um pouco mais dessa medida, de forma a ficar uma pequena margem de cada lado do tubo. Agora enfie os paus de espetada nos furos que fez, fazendo com que fiquem atravessados de um lado ao outro.

4

Tape uma extremidade do tubo com a tampa de plástico e fixe-a bem com ajuda da fita-cola. Na outra extremidade coloque as pedrinhas dentro do tubo (com ajuda de um funil), ou, se preferir, pode colocar milho, arroz, missangas, etc.

Depois de colocadas as pedrinhas, tape a extremidade aberta com a outra tampa de plástico.

5

Para que o pau-de-chuva fique mais uniforme e resistente e para esconder as pontas do pau de espetada, cole pedacinhos de papel de cozinha com cola branca por todo o tubo, fazendo várias camadas.

6

Depois de ter secado a cola, pode começar a decorar o seu pau-de-chuva. Pode fazer a decoração a lápis e depois pintar com tintas.

7

Deixe secar e delicie-se com o seu som!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer pau-de-chuva, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.