Partilhar

Como fazer ponto de cruz

Por Ana Caseiro. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer ponto de cruz

O Ponto de Cruz é um bordado muito antigo, usado em todo o mundo. É muito simples de fazer e de fácil aprendizagem em qualquer idade.

Este ponto, como o nome indica, tem o formato de cruz e é bordado em quadrilé. Pode ser feito da esquerda para a direita e da direita para a esquerda. A intenção é formar uma imagem com o conjunto de pontos.

Este tipo de bordado é muito usado na decoração de toalhas, lençóis, panos, aventais, quadros, enxoval de bebé, etc. É intemporal, numa sai de moda, e muito bonito.

Se você gostaria de personalizar aquela toalha ou aquele paninho de cozinha, e fazer você mesmo os seus adornos, continue lendo esse artigo de umComo.com.br e aprenda como fazer ponto de cruz.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como bordar letras à mão
Passos a seguir:
1

Para iniciar o seu trabalho você deve contar quantos quadrados tem o pano que vai bordar, de largura e de altura, para depois encontrar o centro do quadrilé.

Faça o mesmo no seu desenho e encontre o centro. Será pelo quadrado do meio que você irá iniciar o bordado. Ou, se preferir, contabilize quantos quadrados deverá deixar para começar do início do desenho.

Como fazer ponto de cruz - Passo 1
2

Pegue na meada de linha e retire um fio do comprimento que desejar. Desse fio (tem cerca de 6 fios pegados) retire um.

Dobre a linha ao meio e enfie na agulha a ponta (a da junção dos fios).

Comece o seu bordado colocando a agulha verticalmente na ponta superior do quadrado central, enfie por baixo e faça sair a agulha no buraco imediatamente abaixo. Deixe ficar de fora o arco da dobra do fio e passe a agulha por dentro. Puxe a linha.

Como fazer ponto de cruz - Passo 2
3

Comece a bordar quadrado a quadrado, como lhe indicar o seu modelo. A agulha terá sempre que andar verticalmente.

Como fazer ponto de cruz - Passo 3
4

Para concluir a cruz, faça o mesmo mas no sentido contrário.

Como fazer ponto de cruz - Passo 4
5

Depois de terminar o desenho / letra, remate passando a agulha por baixo de três ou quatro pontos. Tenha o cuidado de passar apenas debaixo da linha e não do quadrilé, para não ser ver no avesso. Corte a linha que sobrar.

Como fazer ponto de cruz - Passo 5
6

O seu bordado deverá ficar no avesso como a imagem!

Como fazer ponto de cruz - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer ponto de cruz, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário sobre Como fazer ponto de cruz

Como fazer ponto de cruz
1 de 7
Como fazer ponto de cruz

Voltar ao topo da página