Como fazer sabão de glicerina

Como fazer sabão de glicerina

Fazer sabão caseiro é uma tarefa fácil e que pode nos poupar um dinheiro em casa. Um dos principais tipos de sabão caseiro é o sabão de glicerina, ainda que por exemplo também seja possível fazer sabão com óleo usado. Podemos escolher a essência que mais gostemos para aromatizar o sabão artesanal, que também pode servir para perfumar caixas e armários. Neste artigo de umComo.com.br explicamos passo a passo como fazer sabão de glicerina.

Vai precisar de:
  • Barra de glicerina ou glicerina líquida.
  • Recipiente.
  • Moldes de silicone.
  • Óleo essencial.
  • Colorante (opcional).
  • Utensílio para mexer.
Passos a seguir:
1

O primeiro passo para fazer sabão de glicerina será derreter a glicerina; para isso, corte a barra grande em pequenos pedaços e coloque em um recipiente.

2

Você pode optar por desfazer a barra de glicerina no micro-ondas ou fazê-lo em banho maria, como preferir, mas lembre-se sempre de que deverá usar um recipiente apto para cada caso e que só vai usá-lo para fazer sabão de glicerina.

3

Também existe a possibilidade de usar glicerina líquida para fazer sabão, para isso deverá aquecer água e, quando estiver quente sem chegar a ferver, acrescentar a glicerina para que fique espessa. Consulte as instruções do fabricante para saber a quantidade de glicerina necessária por cada litro de água; poderá encontrar este tipo de glicerina em drogarias ou lojas especializadas.

4

Em ambos os casos, deverá remover a glicerina para que não formem bolhas. Recomenda-se fazê-lo em círculos de cima para baixo.

5

Caso queira tingir o sabão, acrescente colorante à glicerina e misture bem para adquirir cor.

6

De seguida, acrescente o óleo essencial que mais gostar para que aromatize o sabão caseiro à base de glicerina.

7

Por último, vire a mistura de glicerina no molde de silicone. Unte com azeite para que seja mais fácil depois retirar o sabão artesanal.

8

Deixe repousar a mistura para que esfrie e solidifique; passadas umas horas, quando estiver bem seco já poderá desmoldar seu sabão de glicerina.

Veja mais em: Como fazer sabão líquido caseiro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sabão de glicerina, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.