Como fazer sachês perfumados

Como fazer sachês perfumados
Imagem: lilicacba.blogspot.com

Você não gosta de abrir o seu armário e sentir um aroma delicioso? Não é gostoso sentir um cheiro agradável nas suas roupas? Pois é, e é tão simples conseguir isso!

Já ouviu falar de sachês perfumados? Aquele saquinho bonitinho com um cheiro bom demais? Isso mesmo... Tão útil, prático, bonito e cheiroso! E tão fácil de fazer... Você pode até oferecer para as suas amigas com o seu cheiro preferido, dá um presente lindo e personalizado!

Continue lendo esse artigo de umComo.com.br e aprenda já como fazer sachês perfumados.

Vai precisar de:
  • Sagu (ou folhas secas, papel, algodão...)
  • Essência do cheiro que mais gostar
  • Óleo fixador
  • Retalhos de tecido (ou caixinhas, frascos...)
  • Fita de cetim
  • Agulha e linha
  • Tesoura
  • Taça de vidro
  • (Corante alimentar)
Passos a seguir:
1

Em uma taça de vidro, coloque o sagu e misture a essência que você escolheu e o óleo fixador.

Se pretender colocar o sagu em um tecido transparente ou numa caixinha de vidro e quiser colorir as bolinhas, adicione um pouco de corante alimentar.

Deixe repousar e secar, o ideal são 24 horas!

Você pode usar folhas secas, algodão, papel, plumante, etc, em vez de sagu, no entanto esta é uma opção simples e barata!

2

Corte retalhos de tecido à sua escolha: você pode usar qualquer um, algodão, linho, organza, sintético, tule, feltro, etc.

Corte em forma de círculo e coloque o sagu no meio (espere que fique seco para preservar mais tempo o cheiro). Pegue nas extremidades e vá unindo, apertando junto do sagu com uma fitinha de cetim.

E já está pronto!

3

Você pode optar por colocar o sagu em frascos, caixinhas de madeira ou vidro ou dar largas à imaginação na hora de escolher e trabalhar o tecido. Pode fazer em forma de coração, borboleta, flor, chinelo, pode dar a forma das roupas onde vai colocar o sachê, etc. É só cortar nessa forma e coser frente e verso com linha e agulha.

4

Na hora de escolher o aroma, tenha em conta o local onde vai colocar o seu sachê.

Se for para um armário de senhora ou de bebé, opte pela lavanda. Tem um cheiro suave e propriedades bactericidas e fungicidas.

Se for para colocar junto de roupa de homem, o óleo essencial de cedro é ótima opção! Tem um cheiro amadeirado que faz parte da composição de muitos perfumes masculinos.

Em armários de cozinha use ervas ou condimentos, como salsa, louro, cravo-da-índia, etc.

No banheiro opte mais uma vez pela lavanda ou, se preferir, folhas de eucalipto.

Nos armários de arrumação de têxteis da casa prefira flor de laranjeira, lavanda, capim-limão, etc.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sachês perfumados, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.