Como fazer saia godê simples

Como fazer saia godê simples

Saia godê é um item atemporal e obrigatório no guarda-roupa de toda mulher. Ela valoriza o corpo, dando ênfase à cintura e formando aquele shape de violão que tanto adoramos. Que tal aprender a fazer uma em casa? Afinal, em tempos de crise, nada melhor do que produzir a própria roupa — ou até vender para as amigas.

Sem complicações e com pouco material, você conseguirá fazer uma saia linda. Nós do umCOMO explicamos o passo a passo de como fazer saia godê simples!

Vai precisar de:
  • Fita métrica
  • Tesoura
  • 1 metro de tecido
  • Elástico
  • Cartolina para molde
Passos a seguir:
1

Primeiro, você deve medir a modelo. Para fazer saia godê simples, é preciso a medida da cintura e do comprimento que espera que a peça fique. Se você ainda não tem experiência, veja nosso artigo de como costurar à mão.

2

Depois, é a hora de fazer o molde. Divida o número da cintura da modelo por PI, que é 3,14. Essa conta dará a você a circunferência, que é a medida do centro do circulo até a ponta.

Por exemplo: se a sua cintura mede 80 cm, a circunferência dela é, em média, 25,48 cm.

3

Dobre o papel ao meio e, no canto inferior esquerdo, meça o número da circunferência na fita métrica e marque um quarto de círculo. Para ter mais firmeza, prenda a ponta de fita com um alfinete.

4

Depois, meça o comprimento. Para ter mais precisão, some os valores da circunferência e comprimento. Com esse número, faça a marcação do canto inferior esquerdo do papel, igual ao passo anterior. Isso deixará o caimento da saia godê simples mais preciso.

Seu papel deve estar parecido com o desenho da imagem. O circulo menor é a circunferência da cintura, enquanto o maior é a medida do comprimento.

Imagem: encouragefashion.com
5

Pronto, você já tem o seu molde. Agora, recorte o que você traçou e separe o tecido. Dê preferência a um tecido mais grosso para o caimento godê ficar bonito.

6

Dobre o tecido no meio, posicione o molde e corte-o com muito cuidado. Para não perder a medida do papel, prenda o tecido nele com alfinetes. Nesta altura, seu tecido estará como a imagem.

Imagem: youtube.com
7

Costure a extremidade aberta e recorte um elástico com 10 cm a menos da circunferência da cintura.

8

Costure o elástico na parte do avesso da saia. Se precisar, faça o acabamento da barra da cintura dobrando das extremidades.

9

Pronto! A sua saia está feita. Agora que você aprendeu como fazer saia godê simples, veja qual é a saia ideal para o seu tipo de corpo.

Se você quer aprender a fazer outros tipos de saia em casa, não perca esses artigos passo a passo:

  • Como fazer uma saia longa
  • Como fazer uma saia de tule
  • Como fazer uma saia de renda

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer saia godê simples, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos
  • Você pode usar o tecido que preferir para a sua saia godê, mas há alguns que são melhores para a modelagem: crepe, 100% algodão, 100% lã e malha de algodão.
  • As costuras podem ser feitas à mão ou com a máquina de costura. O mais indicado é usar a máquina, para um acabamento mais simples e produção rápida.