Como fazer stencil

Como fazer stencil
Imagem: streetarse.co.nz

O stencil, ou estêncil, é uma técnica de arte contemporânea utilizada para reproduzir uma imagem de forma simples, recorrendo a um corte ou perfuração de um material (metal, papel, papelão ou outro) que servirá de "molde". Semelhante à serigrafia, o stencil é muito utilizado no graffiti dado que a sua aplicação é rápida e eficaz, mas também pode ser aplicado em roupas. Atualmente o artista mais conhecido na prática do stencil é Banksy. Você pode adquirir um stencil em qualquer papelaria, no entanto isso sairá caro, pelo que uma boa alternativa é fazer o seu próprio. Veja como neste artigo umComo.com.br no qual lhe ensinamos como fazer stencil!

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar escolha o material com que irá fazer o seu stencil. Estas são algumas das opções:

  • Papelão
  • Folha de cartolina
  • Capa de encadernação
  • Transparência para retroprojetor
  • Pedaço de plástico liso (pode usar os das plastas plásticas)
2

Convém que o material escolhido seja transparente, mas se não for você pode usar papel de forno para o passo que indicamos a seguir.

Imagem: papelariajussara.com
3

Escolha a imagem que irá reproduzir no seu stencil - se você é inexperiente nesta técnica, aconselhamos que escolha uma bem simples, sem detalhes (pode usar a imagem ao lado para isso). Colocando o material de stencil sobre ela, copie-a para o stencil contornando-a com uma caneta de retroprojetor ou com um marcador permanente.

Imagem: sinoart.com.br
4

Em seguida, pegue em um estilete ou tesoura e remova as partes da imagem que pretende que sejam reproduzidas, ou os contornos (na imagem acima seriam as partes a preto). Os espaços que não tiverem o material de stencil serão ocupados pela tinta no passo seguinte, dando origem à imagem.

Imagem: obamalantern.com
5

Agora coloque o seu stencil já com a imagem recortada na superfície onde pretende reproduzi-lo. Fixe-o bem usando durex para que ele não escape ou se mova, o que iria arruinar a técnica, e certifique-se de que o stencil está perfeitamente encostado à superfície.

Imagem: becircle.com
6

Em seguida você irá reproduzir a imagem recorrendo a tinta. Geralmente é utilizada tinta em spray, mas você pode usar outro material como um rolo de tinta, pincel largo ou recorrer à estampagem em bloco - veja algumas técnicas neste artigo.

Imagem: catalinagonzalezmozo.blogspot.pt
7

Quando tiver terminado, espere que a tinta seque e retire cuidadosamente o stencil. Aprecie a sua criação!

Imagem: dailyfix.co.za

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer stencil, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.