Como fazer sugru caseiro

Como fazer sugru caseiro

O sugru é uma massa de modelagem que tem como proposta consertar qualquer coisa. Pode ser chamada de durepoxi 2, mas o seu funcionamento é bem diferente. Durepoxi fica rígido em contato com o ar, não é mesmo? Sugru não. Ganha um textura maleável e um pouco flexível, podendo ser usada para ligar duas peças de diferentes materiais, consertar objetos quebrados e rachaduras, criar suportes e até proteções para objetos como o celular ou a câmera fotográfica. Pode ainda ser usado como massa modeladora para esculpir qualquer formato. Com o sucesso da massinha Sugru, surgiram receitas caseiras para recriar o produto, que foi batizado de Oogoo. Para saber como fazer sugru caseiro e consertar qualquer coisa, continue lendo esse artigo do umComo.

Passos a seguir:
1

Para fazer sugru caseiro, você necessita dos seguintes materiais:

  • Silicone
  • Maizena (amido de milho)
  • Tinta acrílica para colorir

As proporções variam de acordo com o seu objetivo. Para conseguir um massa com textura de borracha que estica bem, misture partes iguais de silicone e maizena. Para uma borracha mais resistente, aposte em um volume superior de silicone e menos maizena.

A tinta acrílica serve para dar cor ao sugru caseiro que, se não for pintado, ganha uma tonalidade branca translúcida. Desse modo, aposte na sua cor favorita ou na cor do objeto que você deseja consertar.

2

Para criar oogoo em casa, basta misturar os materiais até parecerem massinha. A aplicação também deve ser feita como a massinha, colocada em moldes para dar forma ou modelada com as mãos.

3

Independentemente da espessura da peça, a massa sugru caseira seca em apenas duas horas. Contudo, é recomendado esperar mais algumas horas antes de movimentar o item.

4

A massinha sugru caseira pode ser usada como tinta para as gravações de eletrodomésticos, ganchos de cozinha ou de banheiro, botões de smartphone, proteções de aparelhos eletrônicos, consertar cabos, arrumar controles de videogame e muitos outros. A criatividade é o limite!

5

Agora que já sabe como fazer sugru caseiro, dê uma olhada nesses artigos sobre trabalhos manuais:

Como usar durepoxi

Como fazer tintas ecológicas caseiras

Como fazer um suporte para notebook

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sugru caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos
  • Tenha em consideração que essa massinha não é tão eficaz e resistente como o sugru original.