Como fazer tinta fluorescente

Como fazer tinta fluorescente
Imagem: followthecolours.com.br

A tinta florescente é aquela tinta que brilha quando é exposta a raios ultra violeta, também conhecidos como raios UV. Este tipo de tinta está muito em voga, muito por culpa das festas coloridas, também conhecidas como as "Colour partys" ou "Colour runs". Estas tintas são geralmente muito caras, no entanto se as fizermos em casa acabam sendo baratas e até são muito fáceis de fazer. Se quer saber como fazer tinta fluorescente não perca este artigo de umComo.com.br e divirta-se!

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

A primeira coisa a fazer é saber qual a quantidade de tinta que irá precisar, isto porque este tipo de tinta tem uma duração limitada e como tal não deve fazer mais tinta fluorescente do que aquela que precisa. Assim sendo, vamos seguir um exemplo para produzir um litro de tinta fluorescente.

2

A escolha do tipo de tinta pode aumentar ou diminuir o prazo de duração da tinta fluorescente. Como tal, deve escolher uma tinta à base de água (não opte por tintas à base de solventes, são toxicas e podem pegar fogo) ou uma tinta média.

3

Dependendo do fabricante, terá que adicionar entre 10 a 20% de pó cintilante (pó que brilha no escuro) do volume da tinta.

4

Coloque a tinta num recipiente (que se possa fechar, ou seja que tenha tampa), em seguida junte o pó cintilante de acordo com as instruções do fabricante. Agite tudo muito bem durante uns minutos. Abra o recipiente e continue mexendo com uma vara.

5

Mergulhe um pincel na tinta fluorescente e pinte uma parede ou aquilo que entender. Desligue as luzes e direcione a luz negra para a tinta. E já está, já pode admirar o excelente efeito que este tipo de tinta provoca!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer tinta fluorescente, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos
  • O pó cintilante é seguro, no entanto pode provocar algumas alergias se for inalado, como tal este não é um projeto que deva ser feito por crianças.
  • As medidas a serem misturadas podem variar um pouco dependendo do fabricante do pó cintilante.