Como fazer trilho de mesa em crochê

Como fazer trilho de mesa em crochê

O crochê é uma arte. Normalmente feito pelas nossas avós, voltou a moda recentemente e está fazendo a cabeça dos jovens também. Tanto para decorar a casa como para dar presentes, o crochê tem mil e uma utilidades. O trilho de mesa é uma delas.

A peça dá um toque vintage e aconchegante a sua casa, além de proteger o móvel de arranhões. Ficou com vontade de ter um caminho de crochê na mesa de seu lar? Nós do umCOMO mostramos como fazer trilho de mesa em crochê!

Vai precisar de:
  • Linha de crochê fio Duna (2 novelos com 340 m cada)
  • Linha de crochê fio Duna (2 novelos com 170 m cada) para os detalhes
  • Agulha para crochê 2.0 mm
  • Tesoura
  • Agulha de tapeceiro para arrematar
Passos a seguir:
1

Para começar a fazertrilho de mesa em crochê, você deve partir de uma flor. Se você não sabe fazê-la, veja nosso artigo que ensina como fazer flores de crochê. Você vai precisar de 3 flores.

Dica: Se você não está familiarizado com esta técnica, confira também como fazer crochê.

2

Feitas as flores, você pode partir para o trilho de crochê. Amarre o fio com a cor de sua preferência em um dos cantos da primeira flor e faça um leque. Um leque é caracterizado por 3 pontos altos, 2 correntes e 3 pontos altos.

3

Faça o mesmo com os outros cantos da flor, sempre conectando os leques e trabalhando um dentro do outro. Você formará 3 correntes de espaço e deverá finalizar com 1 ponto bem baixo no alto da segunda corrente.

4

Depois de feita toda a volta da flor, você deve fazer uma segunda volta. Comece com um ponto bem baixo no meio de um leque e faça outro leque dentro dele. Repita o que você fez na primeira volta até completar a segunda.

Dica: veja também como fazer uma luminária de crochê.

5

Repita a operação até chegar na quinta volta. Até aí, os leques devem estar com 3 correntes de espaço. Ao começar a quinta volta, preste atenção: você deve deixar 4 correntes de espaço entre um leque e outro.

6

Na sexta volta, o espaço aumenta e são 5 correntes de espaço de um leque para o outro. Sempre finalize com um ponto baixíssimo. Você está quase terminando de fazer trilho de mesa em crochê.

7

A sétima volta é diferente. Comece com o leque dentro do leque e, ao invés de deixar um espaço de 5 correntes, faça outro leque na corrente anterior. Continue seguindo assim por toda a volta.

8

A próxima volta é a última. Faça o leque dentro do leque e mantenha somente 1 corrente de espaço entre os próximos leques. Finalize com um ponto bem baixo e arremate.

9

Faça o mesmo com as outras 3 flores. Para juntar uma peça na outra e, finalmente, formar o trilho de crochê você pode seguir por dois caminhos: se preferir, pode apenas costurar uma na outra. Senão, pode usar outras flores para juntar o trilho de mesa em crochê.

Dica: veja também como fazer um porta moedas de crochê.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer trilho de mesa em crochê, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.