
O crochê é uma arte. Normalmente feito pelas nossas avós, voltou a moda recentemente e está fazendo a cabeça dos jovens também. Tanto para decorar a casa como para dar presentes, o crochê tem mil e uma utilidades. O trilho de mesa é uma delas.
A peça dá um toque vintage e aconchegante a sua casa, além de proteger o móvel de arranhões. Ficou com vontade de ter um caminho de crochê na mesa de seu lar? Nós do umCOMO mostramos como fazer trilho de mesa em crochê!
- Linha de crochê fio Duna (2 novelos com 340 m cada)
- Linha de crochê fio Duna (2 novelos com 170 m cada) para os detalhes
- Agulha para crochê 2.0 mm
- Tesoura
- Agulha de tapeceiro para arrematar
Para começar a fazertrilho de mesa em crochê, você deve partir de uma flor. Se você não sabe fazê-la, veja nosso artigo que ensina como fazer flores de crochê. Você vai precisar de 3 flores.
Dica: Se você não está familiarizado com esta técnica, confira também como fazer crochê.

Feitas as flores, você pode partir para o trilho de crochê. Amarre o fio com a cor de sua preferência em um dos cantos da primeira flor e faça um leque. Um leque é caracterizado por 3 pontos altos, 2 correntes e 3 pontos altos.

Faça o mesmo com os outros cantos da flor, sempre conectando os leques e trabalhando um dentro do outro. Você formará 3 correntes de espaço e deverá finalizar com 1 ponto bem baixo no alto da segunda corrente.
Depois de feita toda a volta da flor, você deve fazer uma segunda volta. Comece com um ponto bem baixo no meio de um leque e faça outro leque dentro dele. Repita o que você fez na primeira volta até completar a segunda.
Dica: veja também como fazer uma luminária de crochê.
Repita a operação até chegar na quinta volta. Até aí, os leques devem estar com 3 correntes de espaço. Ao começar a quinta volta, preste atenção: você deve deixar 4 correntes de espaço entre um leque e outro.
Na sexta volta, o espaço aumenta e são 5 correntes de espaço de um leque para o outro. Sempre finalize com um ponto baixíssimo. Você está quase terminando de fazer trilho de mesa em crochê.
A sétima volta é diferente. Comece com o leque dentro do leque e, ao invés de deixar um espaço de 5 correntes, faça outro leque na corrente anterior. Continue seguindo assim por toda a volta.
A próxima volta é a última. Faça o leque dentro do leque e mantenha somente 1 corrente de espaço entre os próximos leques. Finalize com um ponto bem baixo e arremate.
Faça o mesmo com as outras 3 flores. Para juntar uma peça na outra e, finalmente, formar o trilho de crochê você pode seguir por dois caminhos: se preferir, pode apenas costurar uma na outra. Senão, pode usar outras flores para juntar o trilho de mesa em crochê.
Dica: veja também como fazer um porta moedas de crochê.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer trilho de mesa em crochê, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.