Como fazer um álbum de scrapbook

Como fazer um álbum de scrapbook
Imagem: altenburg.com.br

Apesar de estarmos na era digital, em que as fotografias já não precisam ser reveladas, sendo transferidas quase instantaneamente para o computador, ainda há quem cultive o gosto de as imprimir e de as ter fisicamente em suas mãos. Geralmente essas fotografias impressas ilustram momentos importantes da vida das pessoas e, por essa razão, são guardadas em álbuns de fotografias, bem sentimentais, que podem obedecer a temáticas (viagens, férias, nascimento de bebê, animal de estimação) ou não. Neste artigo umComo.com.br ensinamos-lhe como fazer um álbum de scrapbook, uma técnica de decoração de cadernos customizada a 100% e relacionada com artesanato. Continue lendo para criar o seu!

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Para fazer o seu álbum de scrapbook, você irá necessitar de alguns materiais indicados para este tipo de artesanato. Em relação à decoração, você pode escolher fazer um scrapbook simples ou mais elaborado, o que difere é a quantidade de elementos decorativos utilizados. Não há regras, pode usar um pouco de tudo: tecidos, cartolina, pérolas autocolantes, papel de scrapbook, adesivos para scrapbook, paetês, glitter, etc.

Imagem: stashofprettypaper.blogspot.pt
2

De forma a escolher os materiais a utilizar e facilitar a ida às compras, sugerimos que comece por determinar a temática do seu álbum de scrapbook. Se for, por exemplo, acerca de viagens, você pode usar motivos náuticos, selos, recortes de aviões, recortes de globos terrestres, entre outros. Se pretender usar o álbum para registar os primeiros momentos de um bebê, prefira usar elementos delicados, como renda, lacinhos, estampas de bolinhas, recortes de sapatinhos e chupetas, etc.

Imagem: brunacheles.com.br
3

Adquira um álbum de fotografias bem simples, que lhe permita adicionar vários motivos decorativos, ou um caderno de argolas com o mesmo formato. Será fácil encontrar estes produtos em papelarias e, em relação aos materiais decorativos, procure em papelarias também ou em lojas de artesanato.

Imagem: raitai.com.br
4

Comece por decorar a capa e contracapa do seu álbum de fotografias. Aplique nela papel de scrapbook ou tecido, preso no verso da capa com cola de tecido ou cola quente, e, sobre esse material, comece adicionando os elementos decorativos. Se não tiver a certeza quanto à disposição deles, coloque-os sobre a capa, sem cola, e jogue da forma que mais gostar. Faça várias experiências até ter a certeza do resultado que pretende.

Imagem: stashofprettypaper.blogspot.pt
5

Pode tornar seu scrapbook mais atrativo criando efeitos 3D nos recortes ao colá-los com fita banana na verso, aplicando pérolas autocolantes, desenhos criados com furador de desenho, recortando cartolina com tesoura de artesanato, aplicando flores de papel, stickers de scrapbook, colando laços de cetim, fita de renda, papel rendado, etc. São muitas as possibilidades, use sua imaginação e se reja pela temática que definiu para o álbum.

Imagem: doart-creativity.blogspot.pt
6

O trabalho de scrapbook pode e deve prolongar-se até ao interior do álbum, onde será mais discreto mas ao mesmo tempo evidente. Faça isso criando molduras para as fotografias, escrevendo à mão algumas citações importantes, relatando um acontecimento como em um diário, desenhando, carimbando imagens, colando documentos de memórias, colando imagens alusivas ao tema, e muito mais. Inspire-se no exemplo ao lado, de um álbum scrapbook de viagens!

Imagem: i9store.com.br
7

Vá decorando as páginas do seu álbum de scrapbook à medida que cola nelas as fotografias ou que escreve, pois assim conseguirá organizar melhor o espaço. Tenha também o cuidado de não usar no interior elementos decorativos muito volumosos, para facilitar a arrumação. No final, mostre o seu trabalho de artesanato a amigos e familiares, com certeza que ficarão impressionados!

Imagem: avegasgirlatheart.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um álbum de scrapbook, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.