Como fazer um dado de cartolina

Como fazer um dado de cartolina

Um dos tipos de dados mais conhecidos é o cubo de 6 faces em que cada uma delas tem os números de 1 a 6 gravados, sendo que a soma dos lados opostos é sempre 7. Não é difícil encontrá-los em tamanhos menores em lojas de jogos e brinquedos, mas sempre existe a possibilidade de confeccioná-lo em caso, de acordo com as necessidades de cada brincadeira.

Se você precisa entreter as crianças com um trabalho manual muito fácil de se fazer, este é um trabalho que depois pode servir para jogar algum jogo. Confira o passo passo e veja como fazer um dado de papel ou cartolina. Você e as crianças vão passar bons momentos juntos ao fazer um dado grande ou do tamanho que acharem mais adequado.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Para construir o dado de papelão ou papel copie a figura da imagem para uma cartolina, papelão ou tipo de papel escolhido. Lembre-se que todos os lados do dado têm de ter a mesma medida. Utilize uma régua para ter certeza.

2

Recorte a figura como se mostra na imagem. Agora você já tem um dado para montar.

3

Dobre a cartolina pelas linhas descontínuas.

4

Passe a cola em todas as abas do dado de cartolina. Se a ideia é fazer um dado grande, você pode usar outro tipo de cola ou fita adesiva para garantir a durabilidade.

5

Vá moldando o modelo de dado e termine de colar o dado de papel.

6

Recorte 21 bolinhas de papel de outra cor, como podemos ver na imagem a seguir. Estes serão os números do seu dado de de papelão.

7

Cole as pintas de cor em cada uma das faces do dado. Pegue num dado como modelo para saber quantas pintas deve por em cada face do dado de cartolina.

8

Espere secar e o seu dado de papel já está prontísimo para ser usado no jogo da sua preferência.

Se você gosta de confeccionar os seus próprios jogos, sugerimos os posts sobre como fazer um tabuleiro de damas e como fazer o jogo da argola. Bom jogo!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um dado de cartolina, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.