Como fazer um fantoche de meia

Como fazer um fantoche de meia

Você gosta de contar e representar histórias em casa? Se a resposta for "sim", saiba que você acaba de encontrar a brincadeira perfeita para entreter os pequenos. Usando apenas uma meia, alguns botões e um pouco de criatividade, você vai poder criar um personagem à altura dos desenhos animados. Quer saber como fazer um fantoche de meia, confira este guia com passo a passo que nós, do umCOMO, preparamos. Mãos à obra!

Anote as dicas e descubra como fazer um fantoche de meia fácil, que poderá ser vestido e personalizado de acordo com a ocasião.

Passos a seguir:
1

Antes de começarmos a te ensinar como fazer um fantoche de meia fácil e rápido, você deve reunir todo o material necessário para poder dar início a essa atividade. Aqui, vamos te ensinar uma versão simples, de modo que os materiais que você vai precisar são fáceis de encontrar e, provavelmente, grande parte deles você já possui em casa.

Afinal, quem é que não possui uma meia velha cujo par está faltando? Ou, então, quem não tem em casa um botão que nunca foi usado e alguns pedaços de lã? Com certeza algum membro da família ou amigo próximo vai te ajudar a encontrar os materiais necessários para que você possa fazer seu próprio fantoche de meia sem complicações.

O material necessário para começar o passo a passo de como fazer um fantoche de meia é o seguinte:

  • Uma meia (pode ser branca ou colorida, dependendo se você quer fazer algum animal ou personagem específico);
  • Agulha e linha;
  • 2 botões;
  • Restos de lã;
  • Feltro colorido (neste caso vamos usar o vermelho, mas você pode escolher a cor que quiser);
  • Cola para tecido;
  • Tesouras.

Como você já sabe, esses são os elementos básicos para fazer fantoche de meia, mas qualquer outra adaptação que você quiser fazer será muito bem-vinda. Use sua imaginação e o que você já sabe que agrada os pequenos!

2

Para começar, você deve recorrer a uma meia usada, que não tenha mais utilidade, velha ou até rasgada, pois a partir de hoje ela terá uma nova vida: vai virar um fantoche divertido! Os fantoches de meia são geralmente largos para que possam ser facilmente manipulados com a mão, portanto, é a única coisa que recomendamos que você tenha em mente em relação à meia que vá escolher.

3

Primeiro, corte um pedaço de feltro para fazer a boca do fantoche: nesse caso, decidimos apostar na cor vermelha, já que tentaremos fazer uma boca mais realista que, quando for aberta pelo boneco, ficará mais chamativa.

Você pode cortar um pedaço de feltro como se fosse um retângulo, mas com as extremidades mais arredondadas. A seguir, cole a boca na meia com cola especial para tecido. Lembre-se de que a boca deve ficar na parte traseira da meia, ou seja, entre os dedos dos pés e o calcanhar. Se quiser fazer um fantoche mais elaborado, você pode recortar o feltro no formato de lábios, e colar a boca na parte frontal da meia com cola especial.

Imagem: Reprodução/Pinterest.
4

A seguir, recomendamos que você crie o cabelo do fantoche de meia usando lã. Você pode escolher a lã da cor que mais gosta, ou pode usar restos de lã que você tem em casa, mesmo que sejam de cores diferentes. Lembre-se de que esse deve ser um fantoche original e personalizado, ou seja, vale tudo!

Para cortar o cabelo, enrole um pedaço de lã ao redor dos seus dedos algumas vezes, sempre lembrando que quanto mais você enrolar, mais cabelinhos vão sair. Uma vez que você tenha acabado de fazer isso, dê um nó na extremidade superior e, em seguida, corte os fios na extremidade inferior para dividir o cabelo do seu fantoche.

5

Seguindo as instruções sobre como fazer um fantoche de meia passo a passo, você deverá preparar a linha e a agulha. Por quê? Pois é chegado o momento de costurar a lã e aperfeiçoar o cabelo do seu fantoche. Costure o cabelo na parte dianteira e superior da meia, de acordo com o que você mesmo/a considerar melhor em relação ao efeito do cabelo.

Vale lembrar que, com supervisão, dá para incluir as crianças no processo de confecção do fantoche de meia, porque também é uma parte divertida da brincadeira.

6

Em seguida, escolha dois botões iguais ou similares para que simulem os olhos e lembre-se que podem ser do tamanho e cor que você quiser. Uma vez tenha escolhido, costure-os na parte da frente, justo abaixo do cabelo de lã.

Caso você não tenha botões, anote este truque: você pode usar uma canetinha ou caneta para tecido para fazer dois pontos que simulem os olhos do fantoche de meia e também o nariz. Inclusive, você também pode colar olhos de plástico, que você pode encontrar em qualquer loja de artes e trabalhos manuais.

7

Pronto! Já temos nosso fantoche de meia preparado para que você consiga narrar histórias ou fazer pequenos teatros em casa. Como é um trabalho manual muito simples, te convidamos a fazer diferentes modelos com diferentes cabelos e cores, assim você pode brincar com a família toda e variar as histórias.

Lembre-se de que criar um fantoche de meia é muito simples e permite que você o decore da maneira que preferir! Não deixe de usar a cola especial para tecido para que todos esses complementos fiquem bem fixados na meia.

Ficou com vontade de descobrir mais opções sobre como fazer trabalhos manuais com material reciclado? Confira como fazer os reis magos com rolhas de garrafa de vinho e como reutilizar garrafas de plástico na sua casa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um fantoche de meia, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.