Como fazer um jogo americano de tecido

Como fazer um jogo americano de tecido
Imagem: jogueiobuque.com

Quando planejamos uma refeição especial em nossa casa, quer seja para um jantar com amigos ou para um jantar romântico, devemos ter outros aspetos em conta que não o menu. É igualmente importante ter a casa arrumada e limpa e dedicar atenção à mesa onde será servida a refeição, a qual pode decorar de várias formas: com arranjos florais, castiçais, um serviço de loiça especial, guardanapos modelados e optando por servir a comida sobre um jogo americano. Além de ser um elemento decorativo, ajuda a compor a mesa e protege a toalha das nódoas. Para aprender como fazer um jogo americano de tecido, continue lendo este artigo de umComo.com.br!

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Defina como pretende o seu jogo americano. Existem várias opções: simples de um só tecido, em patchwork, com moldura, com bordado, de formato circular, etc. Qual prefere? Idealize e siga os passos seguintes.

Imagem: lediniz.com.br
2

Em seguida escolha os tecidos que pretende incorporar no seu jogo americano. Lembre-se de um aspeto importante: ele ficará mais completo se usar um tecido para a parte de cima e outro para a parte de baixo.

Imagem: lenabais.blogspot.pt
3

Meça ambos os tecidos e corte-os pelo tamanho que pretende. Geralmente os jogos americanos têm uma dimensão de 46 cm x 37 cm, mas isso depende do formato e se pretende adicionar uma moldura ou bordado no jogo americano.

Imagem: arquitetarartes.blogspot.pt
4

Para coser os dois tecidos, o da parte de cima e da parte de baixo, una-os com as faces do padrão ou da cor mais viva viradas uma para a outra e com um pedaço de feltro para enchimento, com a mesma dimensão, sobre um dos tecidos. Em seguida cosa na máquina de costura deixando um espaço de cerca de 5 cm entre a linha e a borda do tecido, e uma abertura de 15 cm sem linha em uma das bordas (observe o esquema ao lado, em que o tracejado representa o que deve ser cosido).

5

Revire agora os tecidos, que já estarão cosidos um ar outro, através o espaço de 15 cm que deixou aberto. Escolha uma linha que fique discreta no tecido e cosa à máquina uma nova margem, agora sem revirar, deixando agora cerca de 2 cm de largo em relação à borda. Por outro lado, pode preferir que a linha fique bem visível e, nesse caso, escolha uma cor contrastante e cosa-a mais afastada da borda.

Imagem: casainordem.blogspot.com
6

Seu jogo americano está pronto! No entanto, se achar que ficou simples demais, poderá coser outros tecidos no centro ele ou em redor, de forma a conseguir um efeito patchwork, bordando renda ou crochê, utilizando tecidos com relevo, etc.

Imagem: grupoboasmaos.blogspot.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um jogo americano de tecido, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.