Como fazer um pergaminho

Como fazer um pergaminho
Imagem: depapelreciclado.com.br

Ao longo da história, os pergaminhos foram suportes usados para escrever. Este papel foi muito utilizado principalmente na e, apesar de não ser usado hoje em dia, não é nada difícil conseguir uma réplica. Em umComo.com.br vamos ensinar como fazer um pergaminho. Com estes conselhos conseguirá criar o seu próprio pergaminho caseiro que, com um pouco de imaginação, poderá usar de formas muito originais. Escreva um poema, as regras da casa para as crianças ou faça uma surpresa ao seu namorado/a. Este papel dará um ar romântico a qualquer opção que escolher.

Passos a seguir:
1

Pegue em um papel para imprimir e amasse. Faça uma bola, como se fosse jogar fora. Quando estiver bem amassado, alise de novo e coloque sobre uma bandeja. Não faça isso sobre uma mesa, pois usará café para conseguir a cor do pergaminho e poderia manchar tudo.

2

Verta café sobre o papel. Tente que o café esteja frio, pois caso estivesse quente poderia se queimar. Certifique-se também que o papel ficou completamente molhado de café, em ambos os lados. Se achar necessário, recomendamos que use um pincel para espalhar o líquido.

Imagem: meublogderpg.wordpress.com
3

Quando o papel estiver coberto de café, deixe passar cinco minutos para que pegue bem o líquido. Depois, retire o papel da bandeja e seque com um secador de cabelo. Mantenha o secador a uma distância prudente para não queimar o papel e lembre-se de aplicar o calor em ambos os lados.

4

Se quiser dar um novo toque, pode queimar as bordas do papel. Faça-o com cuidado e tente não fazer isso em zonas onde possa correr riscos. Apague o fogo do papel rapidamente, para evitar que se queime completamente.

Imagem: talitareginaarte.com
5

Pronto. Com o toque do café terá dado a cor e com as bordas queimadas recriará a passagem do tempo. Enrole o seu pergaminho com qualquer mensagem escrita dentro e amarre com uma corda ou barbante ou coloque em uma moldura. Servirá para decorar a sua casa. Pode até utilizar o pergaminho para fazer uns originais convites de casamento.

Imagem: depapelreciclado.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um pergaminho, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos
  • Se não tiver café em casa, pode usar chá para dar a cor. Preferivelmente, chá preto.