Como fazer um presépio com material reciclado

Como fazer um presépio com material reciclado
Imagem: perrito898.com

A originalidade é um elemento que não pode faltar no Natal. Sobretudo, se em casa há crianças pequenas. Uma forma divertida de entreter os mais jovens da casa é substituir o clássico presépio de Natal comprado por um presépio realizado integralmente com materiais reciclados. No seguinte artigo de umComo, mostramos-lhe como fazer um presépio com materiais reciclados.

Passos a seguir:
1

Para criar um presépio pode utilizar todo o tipo de material reciclado, desde latas de conserva, rolhas de cortiça, latas de coca-cola, embalagens de leite ou, por exemplo, plasticina. Se não dispõe em casa de algum dos materiais citados, não se preocupe, é sempre possível procurar algum similar para fazer o presépio. Certamente ficará ótimo.

2

Vamos começar pela entrada do presépio. Você deve usar palitos em casa. Pegue em alguns e em cola para fixá-los e dispô-los como uma casinha. Reforce-os pela parte posterior e cole-os um a um até que fique uma figura consistente e que se mantenha em pé como um telhado. Quando tiver a entrada do presépio, cubra-a com tiras de papel de jornal e deixe uma abertura para colocar as figuras do presépio.

Imagem: colegiopadrecollado.blogspot.com
3

As crianças têm sempre plasticina em casa, pedaços de diferentes sobras acumuladas e que nunca se sabe muito bem o que fazer com eles. Neste caso, vamos utilizá-los para as figuras do presépio. Isto é, o menino Jesus, a Virgem, São José, o boi, a vaca e o anjo. Não é necessário que os traços faciais das figuras sejam muito detalhados. Por exemplo, a virgem pode ter uma cabeça cor de carne, um manto azul e um corpo ou túnica branco. O mesmo pode ser feito com São José, que pode ser coberto por um manto marrom e o menino Jesus iria de branco.

4

O passo seguinte é fazer a decoração do presépio. Para simular o rio, use papel de alumínio. A vantagem deste tipo de papel é que enruga com facilidade por isso pode simular as ondas do rio e assim proporcionar um maior realismo ao presépio.

Imagem: sosmadre.com
5

Junto ao rio, coloque as árvores. Se tiver rolhas de cortiça em casa, estas podem representar o tronco, enquanto as folhas podem ser feitas com plasticina de cor verde. Assim ficará um bosque muito colorido e dinâmico.

6

Seguindo com a tendência das rolhas de cortiça, vamos utilizá-las também para o resto dos animais do presépio. Para as ovelhas, use as rolhas de cortiça para o tronco e cubra-as com algodão. Por outro lado, para os camelos dos três reis magos você pode usar palitos para as patas e o pescoço e para unir a cabeça ao tronco, que estarão formados por rolhas de cortiça.

Imagem: elbalcondemateo.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um presépio com material reciclado, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.