Como fazer um tapete tipo medusa

Como fazer um tapete tipo medusa

Os tapetes macios e fofinhos, cheios de fios, são os preferidos de quem deseja decorar a sua casa com muito conforto, inclusive, o quarto das crianças. Embora sejam encontrados em diferentes cores e formatos em lojas, é possível fazer o seu próprio de maneira simples e fácil. Veja como fazer um tapete tipo medusa com as informações que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto.

Passos a seguir:
1

O tapete tipo medusa possui vários outros nomes, como tapete espaguete, macarrão, amarradinho e tapete de ponto Esmirna. Embora possa ser encontrado de diferentes tecidos, como de lã, hoje em dia, as pessoas preferem os modelos antialérgicos e, nesse caso, tecidos como a lycra e o suplex, que são relativamente semelhantes, são os mais procurados. Além disso, esses tecidos, por serem mais esticáveis, tornam-se as melhores opções para manusear as tiras usadas para fazer um tapete tipo medusa.

2

Além do tecido é preciso ter uma tela antiderrapante ou uma talagarça. O melhor é que ela tenha acabamento, para que o tapete depois de pronto se torne mais durável, já que pode ser lavado à mão. É possível adquirir as telas prontas, em diferentes tamanhos e formatos, como de coração, flor, triângulo, etc, com a vantagem de já terem o acabamento. Porém, as telas também são vendidas a metro e, assim, é possível fazer o tapete tipo medusa do tamanho desejado.

3

Já as tiras que vão dar ao tapete o efeito de medusa, espaguete ou macarrão e que devem ser amarradas à tela podem ser adquiridas prontas em lojas que vendem material para artesanato. O produto é vendido a granel em diferentes cores e costuma ser de suplex, sendo necessário apenas cortar as tiras do tamanho que se deseja dar aos espaguetes do tapete. Quem prefere pode comprar um pedaço grande de tecido lycra da cor que deseja dar ao tapete e fazer com uma tesoura uma por uma das tiras e depois cortar em tamanhos menores, as quais podem ter em torno de 30 cm.

4

O tapete tipo medusa pode ser confeccionado na sua cor preferida podendo ter mais de uma cor, sendo necessário somente comprar tiras de diferentes tons. Uma dica para o acabamento ficar mais bonito é comprar uma tinta de tecido da cor predominante das tiras para pintar a tela, que costuma ser bege e, por isso, vai causar contraste com a cor do tapete. A pintura deve ser feita antes de começar a confeccionar o tapete. Aguarde o tempo necessário para secar e depois já é possível colocar a mão na massa.

5

Para fazer o tapete tipo medusa propriamente dito, existem técnicas diferentes. Quem comprou as tiras de suplex deve amarrar cada pedaço, um por um, à mão nos buraquinhos da tela. Para tanto, não é preciso nem um tipo de acessório, como agulha de crochê. Basta passar a tira pelo buraquinho e fazer um nó simples bem firme. Já quem fez as tiras a partir da lycra pode usar uma agulha Esmirna para fazer o nó nos buraquinhos. Dessa forma, recomenda-se dar um espaço de dois buraquinhos entre os nós.

6

Se gostou deste artigo, então não deixe de conferir também estes que temos para si para fazer tapetes:

  • Como fazer tapete de retalhos
  • Como fazer tapete de barbante

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um tapete tipo medusa, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.