Partilhar

Como fazer um time lapse

Por Daniela Amadeu. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um time lapse
Imagem: Flickr / Super.heavy

Time lapse, pra quem ainda não sabe, é aquela aceleração de vídeo ou reprodução lenta que visa pegar detalhes. Já viram em programas de TV “super câmeras” que mostram objetos caindo, como ovos, vidro, ou carros passando rápido, nuvens passando e tudo mais? Pois é, chamam isso de “super câmera” mas isso é o efeito time lapse, que não é um vídeo, mas sim uma sequência de fotos. Ficou curioso e quer saber como fazer um time lapse? O UmComo vai te ajudar com dicas, mas vai depender muito do equipamento que você possua aí.

Também lhe pode interessar: Como fazer um varal de fotos
Passos a seguir:
1

Como frisado no texto acima, time lapse é uma sequencia de fotos, que podem ser tiradas por softwares dependendo da máquina, ou por um disparador externo em equipamentos maiores e mais profissionais. A edição é feita depois, visando acelerar ou deixar bem lento, para capturar detalhes de objetos em movimento que geralmente os olhos não conseguem perceber. O UmComo separou dois vídeos para você entender melhor o que é o time lapse antes de darmos as dicas:

Como fazer um time lapse - Passo 1
2

Para iniciar, é muito importante que sua câmera esteja em um lugar fixo, bem presa. Porque as fotos precisam parecer um vídeo, então elas precisam ter sequência. Qualquer foto fora de sequência, estraga a edição do time lapse.

Como fazer um time lapse - Passo 2
3

Posicione sua câmera no lugar desejado, deixe-a fotografando até o final do evento. Dica do tempo de foto:

  • 0,5 segundos – para obter imagens de eventos rápidos que se deseja ter muitos detalhes. Como os objetos caindo.
  • 1 segundo – também serve para eventos rápidos, porém que exigem menos detalhes.
  • 2 segundos - o mesmo para o de 1 segundo.
  • 5 segundos – para imagens de campo aberto, como nuvens passando, pôr do sol, etc.
  • 10, 30 e 60 segundos – são para situações que levam o dia todo; como algo sendo construído, por exemplo.

Um quadro sendo pintado, ou algum outro evento mais duradouro e que não precisa capturar minúcias.

Como fazer um time lapse - Passo 3
Imagem: Flickr / Jared Zimmerman
4

Softwares para computador: O Quicktime pode ser usado para transformar a sequência de fotos em um vídeo, pois roda tanto em Mac como em PC. Exporte as fotos e escolha os quadros por segundo. Uma sugestão se você nunca mexeu com isso é: 24 quadros por segundo. Caso não se sinta satisfeito com 24qps, experimente outros qps. Veja se o vídeo ficou OK e exporte-o em formato de vídeo.

Se você usa Linux, pode usar o Kdenlive para criar seu timelapse.

5

Para smartphone: Quem não tem câmera profissional com certeza ficou com vontade de fazer o seu time lapse experimental, a Play Store oferece alguns apps que dizem programar a câmera para tirar fotos de segundos em segundos. Aqui vai uma sugestão de app e espero que ele dê a você a sensação de ser um fotografo profissional com o seu timelapse:

Para Android: PicPac – StopMotion+TimeLapse – faz timelapse e vídeos em câmera lenta.

Para iOS: Lapse It • Time Lapse & Stop Motion Camera – Um app para iOS que também faz vídeos em câmera lenta e faz timelapse.

6

Esperamos muito que goste das experiências e compartilhe-as conosco. :)

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um time lapse, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário sobre Como fazer um time lapse

Como fazer um time lapse
Imagem: Flickr / Super.heavy
Imagem: Flickr / Jared Zimmerman
1 de 4
Como fazer um time lapse

Voltar ao topo da página