Como fazer uma cabana de lençol

Como fazer uma cabana de lençol

O imaginário infantil permite transformar basicamente qualquer coisa em brinquedo. Caixas de papelão viram casinhas, folhas de papel viram aviões e... lençóis viram cabanas. Montar uma cabaninha na sala de casa é uma brincadeira que além de super divertida, também fica marcada na memória para sempre. Dentro dela se pode assistir a filmes, fingir que está acampando na companhia de marshmallows, claro, e contar histórias. Brincar de cabaninha, além de sempre agradar a criançada, permite a criação de bons momentos entre pais e filhos. Embora seja possível comprar tendas prontas, pode ser mais divertido e, até mesmo, educativo montá-las junto com os pequenos. Para partir para essa missão, continue lendo este artigo do umCOMO e aprenda a como fazer uma cabana de lençol.

Como fazer uma cabana simples

Existem diferentes maneiras de como fazer uma cabana para as crianças, desde modelos bem básicos, até os mais complexos, que necessariamente devem ter a presença dos pais durante a montagem. Um exemplo de como fazer uma cabana simples para brincar com os pequenos é usando lençóis ou cobertores e cadeiras para montar a estrutura.

Nesse caso, podem ser necessárias de quatro, seis cadeiras ou mais cadeiras como explicaremos logo abaixo. É possível colocar duas de cada lado para montar a cabana ou usar mais duas para fazer a parte traseira fechada e transformá-la em um verdadeiro castelo feito de roupas de cama!

O ideal é que a montagem seja feita com lençóis, em vez de cobertores como os edredons, por exemplo, porque por serem mais pesados, eles podem dificultar a montagem. Além disso, os lençóis vão permitir maior ventilação do ambiente, para deixar a brincadeira mais leve!

Como fazer uma cabana de lençol

Sem mais delongas, vamos então à montagem da sua cabana de lençol, propriamente dita. Para isso começaremos listando os materiais necessários:

  • 1 ou 2 lençóis grandes, tamanho casal ou queen, dependendo do tamanho da cabana que você pretende montar;
  • 4, 6, 8 ou mais cadeiras, a depender do tamanho do ambiente em que será montada e também da estrutura que você quer criar;
  • Prendedores de roupa para prender e firmar os lençóis nas cadeiras;
  • Alfinetes de bebê - nos casos em que vá usar mais de um lençol e precise prender um no outro;
  • Vara ou vassoura para segurar o centro da cabana.

Como montar uma cabaninha

Depois dos materiais separados é a hora de seguir o passo a passo de como fazer uma cabana. Mãos à obra, vamos lá:

  1. Disponha as cadeiras no ambiente, um par de cada lado, levando em conta a regra de que quanto mais pares, maior será a sua cabaninha;
  2. Se for utilizar mais de um lençol, prenda um no outro com alfinetes de bebê e coloque-os em cima das cadeiras, como se fosse um telhado. Muito importante: para que o lençol não fique caindo e estrague a brincadeira, leve em consideração que ele deve ser bem maior que a estrutura montada, para que você possa esticá-lo bastante e prendê-lo bem;
  3. Agora é a hora de prender os lençóis na cadeira usando os prendedores de roupa;
  4. Para finalizar, coloque a vara ou vassoura no centro da cabana para manter o teto alto e para que o lençol não fique caindo o centro. No caso de não ter uma vareta disponível, também é possível usar uma pilha de livros, caixas ou almofadas;
  5. Agora vamos decorar!

Como decorar sua cabana de lençol

Montar a estrutura da sua cabana de lençol pode ser muito divertido, mas para a brincadeira ficar completa é legal decorá-la de maneira que ela pareça verdadeiramente mágica e que transporte os pequenos para outros lugares do imaginário infantil.

Você pode decorá-la com motivos antigos, se a intenção for fazer uma cabana estilo velho oeste. Pode decorar de maneira acolhedora se quiser que a temática seja cabana no meio da natureza. Outra opção é colocar ursinhos de pelúcia, laços e outros objetos delicados para um mundo de bonecas. Luzinhas de natal, tapetes, almofadas, colchonetes e cobertores sempre são uma boa ideia para decorar sua cabana de lençol porque dão um toque aconchegante e confortável para a barraca.

Para deixar a cabana mais alta na parte central, a dica é usar uma vareta, que deve se manter de pé, o que pode ser feito com a ajuda de almofadas e livros. Serve também uma vassoura. Se a vareta não for comprida o suficiente, é possível colocá-la sobre uma caixa ou em uma pilha de livros para alcançar a altura desejada. Para ficar ainda mais confortável, pode ser colocado um tapete no chão da cabana. Quem tem em casa uma mesa de jantar grande também pode colocar um lençol grande ou emendar um no outro para dispor sobre a mesa, até que as suas laterais encostem-se ao chão, e facilmente se torne uma cabana.

Outras opções de como fazer uma cabana de lençol

Existem outras maneiras de como fazer uma cabana, que não necessariamente são feitas da maneira tradicional usando cadeiras. Abaixo te damos algumas outras opções de como fazer uma cabana de lençol em casa usando outros objetos como base.

Como fazer uma cabana com ripas de madeira

Se você estiver com um pouco mais de disposição, é possível montar a estrutura da sua cabana de lençol, usando ripas de madeira. Monte dois quadrados grandes de madeira e reforce-os com ripas na parte de dentro, depois, basta prendê-los um no outro em formato de telhado e colocar o lençol por cima.

Outra forma de usar as ripas de madeira para montar sua cabana é juntar seis delas e amarrá-las na parte superior bem firme para que se mantenham de pé quando o lençol for colocado por cima. Para prender melhor o lençol pode-se usar os prendedores de roupa. Se quiser uma cabana um pouco maior, use quatro ripas amarradas no topo e finalize da mesma forma.

Cabana usando a mesa de jantar

Quem tem uma mesa de jantar grande em casa, também pode usá-la como base quando a pergunta é como montar uma cabana. Para isso, basta encontrar um lençol grande o suficiente para cobrir todas as laterais da mesa e preenchê-la embaixo com tapetes, almofadas e cobertores.

Cabana de lençol com base de guarda-sol

Quem disse que o guarda-sol serve somente para os dias de sol e para serem usados fora de casa? Usá-los em casa pode ser uma forma simples de montar uma cabana de lençol na sala. Aqui dá até para usar cobertores pesados porque a estrutura permite. Coloque-o por cima do guarda-sol aberto e decore embaixo como nas outras opções.

Agora que você já sabe como fazer uma cabana de lençol em casa, escolha a melhor opção e boa diversão! E lembre-se que este é um grande momento para ser dividido entre pais e filhos, se você quiser conhecer outras brincadeiras para fazer em família, não deixe de conferir este outro artigo. Montar cabanas em casa também é uma ótima opção para festa do pijama, complete a programação com algumas das 30 brincadeiras para fazer em uma festa do pijama.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma cabana de lençol, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.