Como fazer uma capa para máquina de costura

Como fazer uma capa para máquina de costura
Imagem: feltroepatch.blogspot.com

Quem tem uma máquina de costura sabe os cuidados que ela exige, nomeadamente em questões de limpeza e proteção. Uma boa solução para proteger a sua máquina de costura é fazer-lhe uma capa, para que a poeira não entre com tanta facilidade, acabando por ter também um efeito visual bem legal, pois fica super bonito!

Então coloque mãos à obra e saiba nesse artigo de umComo.com.br como fazer uma capa para máquina de costura.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Para iniciar o seu trabalho, meça a sua máquina de costura com uma fita métrica e anote as medidas. Você terá que medir a altura da máquina e a largura, bem como largura das laterais.

2

Agora, do tecido que escolheu para a base da sua capa, corte 3 tiras com as medidas que anotou - 2 laterais e 1 tira, que será a frente e o verso da capa. Corte sempre com mais 2 ou 3 cm de cada lado, para que a capa não fique demasiado justa à maquina.

Se preferir pode fazer as laterais com um tecido diferente, para ficar mais colorido.

Corte nas mesmas medidas o forro para o tecido da capa.

3

Agora está na hora de decorar a sua capa! Use a sua imaginação e acrescente o que mais gostar (desenhos em feltro, tecido diferente, pinturas, etc.). Você pode costurar diferentes retalhos de tecidos sobre o seu tecido base e colocar um pormenor em cada um deles!

Não esqueça que metade da sua tira principal ficará virada para um lado, e a outra metade para o outro, pois ela dobrará sobre a máquina de costura.

4

Agora costure na sua máquina o forro no tecido, em cada uma das 3 tiras cortadas para a sua capa.

5

Depois de unir o tecido com o forro, encontre o centro da tira principal (aquela que irá ficar na frente e verso da máquina), bem como o centro de uma das laterais - basta dobrar o tecido ao meio e assinalar o centro.

Prenda o centro da lateral ao centro da principal com um alfinete e faça o mesmo do outro lado, com a outra lateral.

6

Agora é só costurar todos os lados, à exceção da parte de baixo da capa, com a sua máquina de costura ou, se preferir, colocar um viés em toda a volta. Aí é só dobrar a sua tira de viés, colocá-la entre os dois tecidos e costurar em toda a volta, primeiro de um lado, depois do outro lado do viés!

Na parte de baixo, coloque o viés mas sem fechar a capa, contornando-a apenas para a finalizar!

Se quiser, poderá costurar também à mão, o trabalho fica lindo também!

7

Depois de tudo costurado, é só colocar sobre a sua máquina e já está! Um trabalho lindo feito por você e a sua máquina agradece!!!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma capa para máquina de costura, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.