Como fazer uma catapulta passo a passo

Como fazer uma catapulta passo a passo

Quer passar um bom momento com a criançada lá de casa? Então nada melhor que optar por fazerem trabalhos manuais juntos, pois dessa forma elas sempre podem aprender alguma coisa com isso e passar uma tarde de entretenimento. Neste artigo de umComo vamos ensinar para você como fazer uma catapulta passo a passo com palitos de madeira ou então com palitos de picolé que pode reutilizar. Continue lendo e aprenda conosco!

Vai precisar de:
  • 10 palitos de madeira ou palitos de picolé
  • 5 espetos
  • 3 canudos
  • 1 recipiente pequeno de plástico
  • 1 faixa elástica
  • Fita
Passos a seguir:
1

Para fazer uma catapulta, comece por cortar os canudos em quarto. Aperte a peça de canudo e insira um palito de picolé. Repita este procedimento até ter 3 pedaços de canudo com 3 pedaços de palito de uma extremidade à outra.

2

Dobre a peça em forma de triângulo e ligue as extremidades.

3

Envolva o perímetro do triângulo com fita.

4

Repita mais 2 vezes para criar um total de 3 triângulos. Organize-os em um modelo de trapezoide e adicione fita nas bordas em, pelo menos, dois lugares.

5

Dobre os triângulos exteriores para cima para formar a pirâmide.

6

Cole as bordas para manter intacta a forma da pirâmide.

7

Para fazer o braço da catapulta, coloque 5 espetos de forma plana e perfeitamente alinhados. Envolva com fita adesiva ao redor dos espetos em, pelo menos, dois lugares.

8

Adicione um palito de picolé como reforço no centro do braço. Cobrindo os 3 espetos centrais.

9

Insira a ponta dos 3 espetos centrais em ½ peça do canudo restante.

10

Coloque o braço de espetos na catapulta colando o canudo com fita em um dos lados da estrutura. Isto criará uma articulação flexível que permitirá que o braço da catapulta se mexa para cima e para baixo. Montar o braço à moldura da catapulta requer muita habilidade. Pode ser mais fácil se outra pessoa ajudar você.

11

Enfie uma faixa elástica no braço da catapulta.

12

Depois passe-a pelo centro da pirâmide rodeando dois de seus lados.

13

Depois, estique-a para a passar novamente pelo braço. Você precisa ter cuidado neste passo para não quebrar a pirâmide.

14

Coloque um pedaço de fita em um ângulo perpendicular à extremidade superior do braço da catapulta.

15

Coloque um pequeno recipiente de plástico sobre a extremidade dos espetos e envolva-o com a fita em seus lados. Tenha em conta que deve deixar as pontas dos espetos como sobra, mas tampe-os com fita para não ferir seus dedos.

Coloque uma mão no interior da moldura da pirâmide e pressione firmemente aí. Use a gema dos dedos na outra mão para pressionar para baixo na extremidade do braço da catapulta. Puxe o braço para trás e depois solte permitindo que seus dedos deslizem fora dos espetos. E já tem a sua catapulta feita! Confira também estes outros artigos com várias ideias para fazer com a criançada lá de casa:

  • Como fazer plasticina caseira
  • Trabalhos manuais para crianças de 10 anos ou mais

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma catapulta passo a passo, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.