Como fazer uma colcha de retalhos

Como fazer uma colcha de retalhos
Imagem: houseandhome.com

Durante o século XVIII, a colcha de retalhos era usada por muitas famílias carentes e de escravos, que precisavam de algo quente para os proteger do frio. Assim, emendavam vários pedaços de diferentes tecidos que sobravam de outros trabalhos e faziam uma colcha. Ainda hoje, esta peça é usada por algumas famílias e tornou-se numa forma artística, ganhando cada vez mais popularidade. Hoje em dia, esta técnica tem o nome de patchwork e estas colchas são elaboradas com desenhos e os seus retalhos já têm formas mais elaboradas e bonitas. Se tiver habilidades de costura, com certeza que achará divertido aprender a fazer estas colchas. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como fazer uma colcha de retalhos.

Vai precisar de:
  • Pedaços de tecido
  • Alfinetes
  • Tesoura
  • Régua
  • Linhas
  • Agulha
  • Máquina de costura
Passos a seguir:
1

Escolher o tecido. Em primeiro lugar, deverá começar por escolher o tecido da sua preferência. Poderá aproveitar peças de roupa, fronhas, cortinas ou até comprar tecido. Encontrará à venda uma vasta variedade de tecidos, com diferentes desenhos e cores. Escolha as cores que juntas mais lhe agradem.

2

Escolher o tamanho e unir. De seguida, deverá determinar qual o tamanho que pretende que a sua colcha tenha, se quer uma colcha para uma cama de casal, de solteiro ou de outra medida qualquer. Depois, deverá escolher o tamanho dos pedaços de tecido a serem utilizados. É preferível que os pedaços de tecido tenham todos o mesmo tamanho e formato, pois assim facilitará a união entre eles e a finalização do trabalho. Antes de começar a unir os pedaços, pode formar a colcha no chão com os pedaços de tecido e jogar com os diferentes pedaços até ter o desenho que pretender. Lembre-se que é essencial lavar os pedaços de tecido antes de os começar a unir, pois o tecido que nunca foi lavado poderá largar tinta e manchar os outros pedaços de tecido quando estiverem todos costurados. No fim da lavagem, também deverá passar a ferro todos os pedaços de tecido, para ser mais fácil de trabalhar com eles.

3

Alinhavar os pedaços de tecido. Após unir cada pedaço, é necessário alinhavar a colcha a um lençol ou a um tecido macio, que tenha o mesmo tamanho para dar acabamento, esconder o lado avesso da união dos tecidos e para dar um toque com o corpo mais suave. Deverá estender a colcha do avesso no chão e colocar por cima o lençol. De seguida, deverá prender alguns pontos com um alfinete para que as partes não se separem enquanto estiver a alinhavar. Depois de prender com o alfinete, corte os excessos do lençol que pretender. Tente alinhavar também no meio da colcha, é recomendável alinhavar em zig zag ou apenas em linhas retas para que as camadas fiquem bem presas umas às outras.

4

Costurar a colcha. Depois da colcha estar toda alinhava, costure a colcha à máquina ou à mão, como preferir. Retire os alfinetes e os pontos de alinhavo com uma tesoura. Por fim, passe a colcha a ferro para assentar as costuras.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma colcha de retalhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos
  • Dependendo do tipo de utilização que queira dar à colcha, para decoração ou para aquecer, poderá utilizar diferentes tipos de materiais.