Partilhar

Como fazer uma crítica construtiva

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer uma crítica construtiva

Criticar não é só apontar os erros dos outros; para que uma crítica seja construtiva e não destrutiva, devemos propor também algumas soluções para melhorar. Muitas vezes, não sabemos propor corretamente uma opinião, o que pode gerar confusões e levar a interpretações erradas. É por isso que é importante aprender a "habilidade" de fazer críticas construtivas que gerem efeito positivo tanto na pessoa como na situação. A seguir, em umComo mostramos para você como fazer uma crítica construtiva.

Também lhe pode interessar: Como fazer letras bonitas
Passos a seguir:
1

Informe-se sobre o assunto. Antes de opinar sobre um assunto, você deve estar bem informado a respeito dele. Quando alguém criticasem ter conhecimento da situação, sua opinião carece de validade. Escute com atenção e tire qualquer dúvida que tiver.

2

Avalie o assunto. Antes de poder emitir qualquer tipo de crítica, pense em todas as variáveis que formam a situação. Depois, pense em estratégias que poderiam favorecer de forma positiva. Não critique antes de procurar outra alternativa, pois você não estaria contribuindo mas sim destruindo.

3

Valorize a outra pessoa. Você deve reconhecer o seu esforço e suas virtudes. Nem tudo o que faz é negativo, é por isso que você deve destacar também os aspectos positivos.

4

Tempo e lugar. Tente falar no momento indicado, não adianta nada comentar os erros dos acontecimentos já se terem desenvolvido. Se você conhece a situação com antecedência, fale no momento e tente estar só com essa pessoa, dessa maneira você não a expõe diante dos outros.

5

Comunicação. Você deve transmitir sua opinião com respeito e apreço. É importante ser claro na hora de transmitir sua opinião para evitar possíveis interpretações errôneas. É importante também a forma de transmitir sua crítica construtiva e as palavras usadas.

6

Reforço positivo. Tente não se centrar nos erros, mas sim nas circunstâncias que podem ser melhoradas. Você deve dar prioridade a tudo aquilo que pode ser melhorado.

7

Seja concreto. Evite generalizar e centre-se apenas no que considera que deve ser melhorado. Desta forma, você consegue uma resposta positiva em relação a esta situação.

8

Possibilidade de mudança. Se a mudança não depende da outra pessoa e a situação não pode ser melhorada por ela, não a critique. A ideia é que você só contribua com sua crítica construtiva nas situações que estão ao alcance da outra pessoa.

9

Direito de resposta. Depois de expressar seu pensamento, é importante que a outra pessoa diga o que ela acha disso. Dessa forma, vocês podem juntos chegar a melhorar a situação.

10

Saber fazer uma crítica construtiva não é apenas importante quando queremos apontar algo de errado no trabalho dos outros (mas dando também soluções), como também para fazer uma resenha crítica. Na resenha crítica você também de assumir uma posição face a um assunto apresentado, por isso estas dicas também pode ser úteis para a sua elaboração.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma crítica construtiva, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário sobre Como fazer uma crítica construtiva

1 comentário
A sua avaliação:
Natália
Muito boa!!!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Natália! Muito obrigada pelo seu comentário valeu :)

Como fazer uma crítica construtiva
Como fazer uma crítica construtiva

Voltar ao topo da página