Partilhar

Como fazer uma fotografia macro

Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer uma fotografia macro
Imagem: thewebfoto.com

Fotografias macro consistem em enquadrar elementos pequenos e com uma imensidade de detalhes dentro de uma foto com o seu tamanho natural ou levemente ampliados. É uma técnica que não exige muitos equipamentos se você pretende tirar fotos boas mas não profissionais, devemos levar em conta que a cada dia mais e mais equipamentos entram no mercado da fotografia para inovar as fotos como as conhecemos, então se você pretende tirar fotos profissionalmente as fotografias macro exigem um grande investimento.

De qualquer forma neste artigo vamos mostrar como tirar fotos macro, da forma tradicional e de uma maneira mais econômica utilizando tubos de extensão para quem é apaixonado por fotos mas não possui dinheiro para comprar os equipamentos mais modernos do mercado.

Também lhe pode interessar: Dicas de fotografia para iniciantes
Passos a seguir:
1

Neste tutorial vou começar pela lista dos equipamentos que podem ou não ser necessários para as fotografias macro. No decorrer to artigo será possível perceber quais deles serão necessários de acordo com o tipo de macro que você deseja fazer, lembrando que quanto mais melhor, então decida quanto você está disposto a gastar para tirar suas fotografias.

  • Lente invertida
  • Anéis de macro (para juntar 2 lentes)
  • Filtros Close-Up
  • Tubos e foles para macrofotografia
  • Lentes específicas para macro fotografia
  • Flash de macro
  • Refletores (situacionais)
2

Lembrando que essa lista são de materiais extras que ajudam na sua fotografia e abrem novas portas quando se trata de tirar fotos em macro mas hoje em dia é possível tirar fotos macro sem estes equipamentos, dependendo de qual câmera você possui ela pode ter uma opção de macro, a "florzinha" que permite que você tire fotos com grande proximidade dos objetos, é claro que para fotos profissionais essa opção não substitui os equipamentos.

3

O uso de tripé é fundamental quando se trata de fotografia macro. Mesmo que seja possível fazer fotos macro sem usar o tripé é extremamente recomendado que você o use em todas as ocasiões.

O tripé acaba com duas pormenores que temos quando não o usamos, o tremor da mão e a falta de profundidade de campo. Mesmo usando lentes VR que reduzem as tremidas da mão que podem borrar a sua foto, lembre se que a foto macro consiste em captar os detalhes despercebidos no dia-a-dia e qualquer tremida pode acabar com algum deles. A falta de profundidade de campo também se resolve com o tripe porque com a câmera fixa num ponto você consegue ter mais tempo e calma para pensar no que vai fazer.

Como fazer uma fotografia macro - Passo 3
Imagem: webneel.com
4

Dê preferência ao foco manual. Você pode optar pelo foco automático ou macro da câmera mas dependendo da situação o foco automático pode acabar com alguns detalhes que você não deixaria passar se focasse com suas próprias mãos.

5

Como a abertura de campo na foto macro é limitada, você deve trabalhar com a abertura prioritária manual. Escolha por aberturas muito pequenas como f/16 ou f/22. Assim você consegue um foco perfeito no local selecionada, no campo que como já foi dito, é pequeno e restrito.

Como foi explicado no artigo de fotos de longa exposição e você provavelmente deve saber, com pouca abertura do diafragma nos obtemos pouca incisão de luz, o que deixa a foto escura e esse problema pode ser resolvido com o próximo passo.

Imagem: thethingwithfeathers.net
6

Utilize o flash macro (de preferência, você também pode utilizar o flash normal) para dar mais luz e tirar sombras que são um problema quanto se trata de fotos em macro.

O flash vai compensar a pouca abertura, que poderia ser ajustado com um maior tempo de abertura mas neste caso perder-se-ia qualidade de foco que temos com a redução da abertura.

Você pode usar acessórios para ajudar na refração da luz, como os próprios refletores (podem ser os profissionais ou você também pode improvisar usando uma folha de papel branca posicionada no local em que você deseja que a luz do flash rebata). Isso evita sombras duras ou as sombras que podem ser feitas a partir do contorno do seu corpo ou do seu equipamento.

7

Agora, a parte voltada à economia, finalmente.

Quando falamos dos equipamentos necessários para cada técnica antes mesmo de percebermos que isso vai custar o nosso bolso já sente, por causa disso vim para informar que existem meios alternativos de se conseguir tirar fotos macro sem gastar tanto assim.

Quando falo de maneiras alternativas a maioria das pessoas já devem saber do que se trata, estou falando de "tubos de extensão" que servem como uma gambiarra para as nossas fotos. Eles são literalmente tubos, sem lentes ou sensores que apenas distanciam o nosso sensor da lente para facilitar o foco macro, quanto mais longe, melhor, e o mais interessante desse processo é que não perdemos qualidade na foto.

Para aqueles que não querem gastar nada além dos materiais que já possuem existe a técnica da lente inversa, não entendo exatamente como funciona mas o processo em si é simples. Como diz o nome, você deve inverter uma lente, que pode ser segurada com a mão mesmo enquanto você seleciona o foco. Coloque no modo manual e use uma velocidade rápida para o disparo (1/500 é suficiente) e o objeto que vai ser fotografado deve ficar bem próximo à lente, mais ou menos entre um e três centímetros.

Imagem: thewebfoto.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma fotografia macro, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário sobre Como fazer uma fotografia macro

1 comentário
Ivo Gheno
gosto muito de fotografias só me falta técnicas.
Nicolas Santos
Técnica é questão de tempo, um pouco de prática resolve esse problema.

Como fazer uma fotografia macro
Imagem: thewebfoto.com
Imagem: webneel.com
Imagem: thethingwithfeathers.net
Imagem: thewebfoto.com
1 de 4
Como fazer uma fotografia macro

Voltar ao topo da página