Como fazer uma mesa de mosaico

Como fazer uma mesa de mosaico

Uma mesa de mosaico é uma peça de mobiliário muito charmosa onde você poderá servir seus lanches e chás para amigos, sendo muito mais do que um móvel, mas também um símbolo de momentos especiais. De inspiração romana, essas mesas são ideais para ter no jardim ou na varanda e muito populares pelas cores dos mosaicos e formas que se podem construir a partir deles. Caso você já tenha uma mesa e deseje transformá-la, você pode construir o seu próprio mosaico, já que o processo é bem simples e não tem regras, sendo a única preocupação e de que você deverá ter o cuidado de utilizar determinados instrumentos e materiais que são os mais indicados para este tipo de trabalho.

Se você deseja dar uma graça mais a uma mesa lisa que já tem em casa e quer dicas do que e de como fazer, continue lendo este artigo do umCOMO para descobrir como fazer uma mesa de mosaico.

Como fazer mosaico com pastilhas: primeiros passos

Para começar, antes mesmo de pensar no mosaico, você deverá escolher uma mesa simples e resistente. As mais comuns são em tampo redondo e, quanto ao material do móvel, é irrelevante qual será pois o tampo de azulejo poderá será feito sobre cimento, para ambientes exteriores, ou em base de madeira, para ambientes interiores. Caso você não julgar necessário fazer uma camada de cimento e o material da mesa tiver boa fixação de cola, você pode escolher aplicar os azulejos diretamente em sua mesa.

Outro ponto bastante importante de se pensar logo de início é no material do mosaico em si. É possível adquirir pastilhas especialmente feitas para o fim e que podem ser encontradas em casas de artesanato, entretanto, você pode aproveitar restos de azulejo que foram utilizados em alguma reforma de sua casa ou então comprá-los em lojas especializadas no material. Indo em uma loja de azulejos, saiba que esse tipo de estabelecimento costuma ter pequenas quantidades do produto contendo o mesmo padrão e que sobraram de um lote e que serão perfeitas para a função. Caso você opte pelo azuleto, veja também como fazer mosaico de azulejo para aprimorar sua técnica.

Assim que a mesa estiver sido escolhida, você deverá levá-la para um local de sua casa que seja bastante espaçoso, afinal, o mosaico será montado a seu lado inicialmente para ajudar na visualização do desenho. Você precisará de chão livre ou então de outra mesa ainda maior na qual seja possível dispor as pastilhas.

Dando forma ao desenho

Criar um mosaico inteiro sem ter uma base inicial é bastante complicado, por isso, devemos tomar algumas precauções e adicionar passos ao processo de criação que, apesar de deixá-lo mais longo e complexo, garantirá um ótimo resultado final.

O próximo passo para fazer mesa de madeira com azulejo em cima será criar uma base para o desenho. Você deverá desenhar o formato que deseja dar ao mosaico na superfície da mesa, o que deverá ser feito com caneta permanente. Se você não tiver uma caneta do tipo, pegue agora num lápis de carvão e desenhe as imagens que pretende criar em sua mesa. Esse passo será muito útil para se orientar na hora de colar as peças de mosaico.

Não se preocupe caso o traço ficar muito forte pois as pastilhas do mosaico irão cobrir toda a superfície da mesa de forma que não será possível ver o que se encontra embaixo, além disso, tome cuidado com o formato do desenho feito pois deverá ser feito de forma a encaixar as pastilhas, ou seja, você deverá evitar desenhos muito pequenos nos quais não seja possível colocar as pastilhas utilizadas.

Assim que o desenho estiver pronto, meça o tampo da mesa onde irá ser aplicado o mosaico e recrie, com as mesmas medidas, um tampo em madeira ou em cimento, dependendo do local onde será colocado - na rua ou dentro de casa. Essa será a sua base do mosaico.

Imagem: Reprodução/portaldeartesanato.com.br

Como colocar pastilhas em mesa de madeira

Agora que você já preparou o terreno para o artesanato, chegou a hora de efetivamente começar a fazer a mesa mosaico. Após o rascunho do desenho feito na superfície, você deverá planificar o desenho que gostaria de ver nela e forma e escolher como as pastilhas serão distribuídas de acordo com sua cor, afinal, o bom uso das tonalidades disponíveis fará toda a diferença no resultado final.

Para elaborar o desenho, você poderá escolher algo abstrato, colorido, monocolor, com desenhos etc, as opções são variadas e dependem unicamente do seu gosto e criatividade. Caso você não tenha nenhuma experiência tanto na aplicação de pastilhas de mosaico quanto em desenhos, uma boa ideia é fazer um mosaico simples

Para conseguir traços mais arredondados, uma boa ideia é quebrar as peças, para isso, prepare as peças de mosaico e, com a ajuda de um torquês com roldanas, corte-as de acordo com sua necessidade. O instrumento cutado é muito importante para que você consiga quebrar as peças com precisão já que, utilizando um material também capaz de realizar as quebras mas que não tenha tanto precisão, você acabará com cortes aleatórios e poderá até mesmo acabar por perder pastilhas.

Com todo o material pronto, comece dispondo algumas peças de fora para dentro, caso queira uma moldura, ou começando pelos pormenores de cor. Você deverá guiar-se pelo desenho que fez anteriormente e deixar algum espaço entre elas (de 0,5 a 1 cm). Não cole as peças ainda, esta etapa serve apenas para que tenha uma noção de como irá ficar a mesa.

Assim que a montagem estiver satisfatória, você poderá ir para o último passo e finalmente começar a colar as pastilhas na mesa.

Imagem: Reprodução/alemdaruaatelier.com.br

Finalizando a mesa de mosaico

Faça as alterações que achar necessárias e quando tiver a certeza de que todas as peças estão no local certo, com a ajuda de um pincel, comece a colá-las com cola branca ou cola de azulejo. Caso sua mesa não for feita de madeira, certifique-se de que a cola será capaz de fixar-se no material do móvel.

Terminado de colocar todas as peças do mosaico, deixe que tudo repouse alguns minutos até que a cola seque completamente, em seguida, com uma espátula, aplique uma camada de rejunte de forma a preencher os espaços vazios entre as peças. Deixe a peça secar por 2 horas.

Assim que o artesanato estiver pronto, faltará apenas realizar certos acabamentos que servirão para remover excessos de rejunte ou de cola que ficaram expostos. Para limpar o excesso de rejunte, você poderá escovar a mesa sem exercer muita pressão e, após, simplesmente passar um pano úmido, já que a umidade será capaz de remover a cola sobressalente e também de limpar a mesa, o que dará uma aparência de novidade ao móvel.

Quando a mesa estiver finalmente pronta, deixe secar novamente e finalize com spray selador, silicone líquido ou verniz acrílico fosco.

Importante: você pode colocar azulejo em madeira, o único cuidado deverá ser com o tipo de cola a ser utilizado pois deve ser um capaz de se fixar tanto no azulejo quanto na madeira da mesa.

Imagem: Reprodução/artesanatodamartha.blogspot.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma mesa de mosaico, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.