Como fazer vestido de boneca

Como fazer vestido de boneca

Garotas brincam com bonecas e mudar-lhes a roupa consoante a ocasião é algo que está incluído. Existem à venda vários conjuntos dependendo da boneca a que se destina (Barbie, Monster High, etc), mas você pode fazer de conta que é a estilista da sua boneca e começar costurando a roupa dela, de forma a dar origem a criações únicas e personalizadas. As técnicas que vamos ensinar neste artigo de umComo.com.br sobre como fazer vestido de boneca também são válidos para bonecas de pano, apenas diferem as medidas. Por isso, para aprender como fazer, continue lendo!

Vai precisar de:
  • Linha e Agulhas
  • Máquina de costura (opcional)
  • Tesoura
  • Tecido
  • Cartão ou cartolina
  • Lápis ou caneta para marcar as medições
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar você irá precisar de um molde. Pode procurar moldes de vestidos de bonecas em revistas de artesanato e costura ou na internet e imprima.

Imagem: lembrancinhasefestas.blogspot.pt
2

Se não encontrar nenhum molde específico para sua boneca, terá de tirar medidas aproximadas a partir das suas roupas. Para isso, escolha o vestido da sua boneca que mais gosta e meça-o em altura e largura. De forma a ser mais fácil ignore as mangas e prefira fazer um vestido sem manga.

Imagem: academiacraft.com
3

Tente reproduzir as medidas do vestido numa cartolina ou papelão, com a ajuda de um lápis ou caneta, e esse será o molde para o vestido. Agora coloque o molde de cartolina em cima do tecido que escolheu para fazer o vestido, e recorde em torno dele. Faça isso duas vezes: uma será para a parte da frente e outra será para a parte de trás. Se quiser pode escolher tecidos diferentes.

Imagem: portaldeartesanato.com.brIm
4

Una os dois pedaços de tecido um ao outro, com a parte menos bonita do tecido virada para fora. Cosa a parte de cima, dos ombros, e uma das laterais do vestido, lembrando-se de deixar um orifício para os braço. Na outra lateral, cosa um fecho pequeno.

Imagem: viladoartesao.com.br
5

Faça a bainha do vestido em baixo, na parte da gola e na dos braços, processo semelhante ao que é mostrado neste vídeo. Se preferir, pode coser uma tira de renda ou de cetim, para dar um toque especial.

Imagem: pintinho-piu.blogspot.pt
6

Em um dos pontos anteriores referi que o processo de coser o vestido teria de ser feito com as partes menos bonitas do tecido viradas para fora, lembra? Isso é algo importante para que as costuras não se vejam quando o virar do avesso, o que irá fazer agora, de forma a terminá-lo.

Imagem: soueuquefaco.blogs.sapo.pt
7

Com o vestido virado agora com a parte bonita para fora, já consegue ter uma ideia de como ele ficará. Veja se quer adicionar algum outro elemento, como um cinto ou bolsos. Para isso basta cose-los no tecido com uma linha de cor semelhante e o vestido de sua boneca está pronto!

Imagem: zankyou.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer vestido de boneca, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.