Partilhar

Como fotografar à noite

Como fotografar à noite
Imagem: chocolate-crunchy.blogspot.com

A fotografia é um dos hobbies mais afamados da atualidade caso não tenha muita experiência, antes de fotografar à noite deve ter algumas noções básicas de fotografia. As fotografias noturnas têm um encanto especial, um brilho particular e um rastro de luz bem definido isso as torna um grande desafio para quem gosta de fotografar. Saiba se deve usar ou não o flash, os passos que deve seguir e quais os equipamentos necessários para conseguir uma fotografia noturna profissional. Aprenda nesta artigo como fotografar à noite de forma fácil, rápida e eficaz.

Também lhe pode interessar: Dicas para tirar fotos no Natal
Passos a seguir:
1

O primeiro passo para fotografar à noite será obter todo o material necessário, precisa de uma câmara fotográfica de boa qualidade, não pode ser compacta, tem que ser uma máquina fotográfica profissional e um tripé.

Agora vamos esclarecer uma grande dúvida sobre fotografar à noite, o flash, afinal o mais certo é não precisar dele. Só é usado nos casos em que o objectivo é fotografar o que está em primeiro plano e o fundo não é importante. No caso de fotos em discotecas e festas pode-se usar para fotografar pessoas, se o objectivo é fotografar paisagens não é aconselhado usar, por exemplo, numa foto noturna de um local com neblina o flash fará com que a neblina desapareça e seja apenas uma foto noturna, o que quebra de imediato a magia e o misticismo da fotografia.

Se já tem todo o equipamento necessário pode começar a se preparar para a sessão fotográfica noturna.

Como fotografar à noite - Passo 1
Imagem: admin.geek.com.br
2

Assim que escolher o local da sua sessão fotográfica noturna, monte o tripé na posição em que deseje que fique a foto, coloque a câmara, use o nivelador embutido na sua câmara ou o do tripé para garantir que a fotografia não vai ficar torta.

O tripé é essencial para a sua fotografia ficar nítida, pois terá de aumentar a abertura do obturador e o tempo de exposição para a luz entrar e alcançar o sensor, qualquer toque que dê na câmara nessa altura vai desfocar a imagem. Não tem que usar um tripé grande e pesado pode usar um pequeno de pernas flexíveis que o efeito será o mesmo, a não ser que o objectivo seja fotografar estrelas e auroras boreais.

Como fotografar à noite - Passo 2
Imagem: produto.mercadolivre.com.br
3

Com a câmara posta no tripé regule-a no modo manual, use uma abertura grande, pode ser 3.1 ou 4.5, ajuste a uma velocidade do obturador relativamente longa pode ser 3 para iniciar e altere o ISO para 100, desligue o detector de faces, faça o foco em algo no centro da imagem. Coloque a câmara no modo temporizador, clique e afaste-se. Caso queira pode optar por comprar um disparador ou um controle remoto para a sua câmara, assim não precisa de coloca-la no temporizador basta clicar e tirar a foto quando desejar.

Como fotografar à noite - Passo 3
Imagem: fotodicasbrasil.com.br
4

Verifique a sua fotografia, se as luzes não estão brilhantes o suficiente tente uma velocidade mais lenta, se estão brilhantes de mais tente uma velocidade mais rápida. Terá que fazer algumas experiências até encontrar o equilíbrio da imagem.

Sempre pode fazer da fotografia mais do que um hobbie, aprenda a ganhar dinheiro a fotografar de forma simples.

Como fotografar à noite - Passo 4
Imagem: destinoss.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fotografar à noite, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário sobre Como fotografar à noite

2 comentários
Andreia Goreti
Adoro fotografar! Que tal dicas que máquinas comprar?!
Melissa Ramalho
Obrigada, essas dicas ficam para uma próxima, garanto.
Maria Isabel
Muito boas dicas. Obrigado Melissa! Vlw

Como fotografar à noite
Imagem: chocolate-crunchy.blogspot.com
Imagem: admin.geek.com.br
Imagem: produto.mercadolivre.com.br
Imagem: fotodicasbrasil.com.br
Imagem: destinoss.com
1 de 5
Como fotografar à noite

Voltar ao topo da página