Como ganhar um concurso literário

Como ganhar um concurso literário

Escrever parece simples, todos aprendemos isso na escola, mas fazer com que o leitor entenda o que quer comunicar, o que quer transmitir, tem suas dificuldades. A realidade é que não é tão fácil se apresentar a concursos literários, ter a coragem de que pessoas especializadas do meio leiam o que você escreveu, mas em certa forma, existem alguns truques práticos que podem fazer você ganhar, se o que você escreve for bom. Por isso, em umComo.com.br damos algumas dicas para que descubra como ganhar um concurso literário.

Vai precisar de:
  • Papel
  • Lápis ou caneta
Passos a seguir:
1

Se tenciona ganhar um concurso literário, tente escrever algo que tenha certa qualidade, leia, corrija, volte a ler e a corrigir, deixe passar alguns dias e repita o processo. Seus contos, relatos, ensaios ou novelas têm que ter uma certa qualidade literária se quiser ganhar algum prêmio, por menor que seja, por isso tente surpreender o júri com seu estilo.

2

Procure concursos na internet e tente que as coisas que você escreve se adaptem ao tipo de concurso onde quer participar. Não mande para um concurso ecológico um conto de amor, porque não é o que procuram e você será eliminado assim que lerem o título. Não perca seu tempo, nem muito menos faça os outros perderem o seu.

3

Se é a primeira vez que participa em um concurso literário não seja muito ambicioso, o desejo de ganhar tem que existir, mas a ambição deve estar na medida certa: não é normal que envie seu primeiro conto a um concurso onde o prêmio são 150.000 reais, porque nele vão participar escritores conhecidos, por mais que você escreva bem (e algum dia possa chegar a ser melhor do que eles), ainda não está preparado.

Tente procurar concursos que se adaptem à sua idade (se for menor de idade existem muitos disponíveis), da sua cidade, onde se inscrevam menos escritores do que o normal, ou de lugares não muito conhecidos.

4

Outra dica para ganhar um concurso literário é tentar que o conteúdo da sua história se adapte ao júri. Talvez não saiba os nomes nem os gostos deles, mas a associação, entidade ou sede organizadora escolheu essas pessoas por serem afins a elas. Por exemplo, se enviar uma história a um concurso organizado por uma associação de mulheres empreendedoras, mesmo que o tema seja livre, pense que o júri estará composto por mulheres empreendedoras, por isso tente adaptar o tema de sua história às mulheres empreendedoras ou a um assunto que o júri (neste caso, composto em sua maioria por mulheres) vai gostar.

5

Sinta prazer escrevendo, se você sentir isso os leitores perceberão, e é o que qualquer escritor procura. Tenha certeza que escreveu algo bom, com bom nível, algo que ganhando ou não valha a pena ser lido. Se você acredita nisso, transmitirá o que escreve e verá como logo mais todos os outros também acreditam.

6

Se não ganharo concurso literário não desanime, é normal não ganhar nas primeiras vezes. Verá que depois de alguns meses você gostaria de corrigir metade do que escreveu, porque o tempo traz maturidade aos trabalhos, e talvez após algumas correções seja muito melhor do que era antes. Continue enviando-o a muitos concursos, prestando sempre atenção nas bases de cada um, pois muitas restringem que possa estar participando em mais de um concurso, mas não desista nunca. Às vezes escrever é duro, mas sempre recebe sua recompensa, não importa o que demore em chegar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ganhar um concurso literário, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Conselhos
  • Paciência, paciência e paciência.
  • Imaginação, imaginação e imaginação.
  • Corrija, corrija e volte a corrigir.
  • Não desista nunca, se sabe que o que tem entre mãos é bom.