Como guardar revistas em quadrinhos

Como guardar revistas em quadrinhos
Imagem: quadrinhossauro.com

Todas as pessoas que valorizam seus pertences, sobretudo colecionadores, se preocupam em os manter em boas condições ao longo do tempo. Mas como fazer isso? Dependendo do tipo de material de que é composto o objeto em causa, serão necessários cuidados diferentes. No caso das revistas em quadrinhos, HQs e gibis os maiores inimigos são a umidade, o sol e os insetos, principalmente aqueles que usam papel para fazer ninhos. Para que consiga preservar o seu tesouro da melhor forma, preparámos este artigo umComo.com.br acerca de como guardar revistas em quadrinhos. Continue lendo e descubra nossas sugestões!

Escolhendo o local

Antes de você decidir em que suporte irá colocar suas revistas, há que decidir o cômodo da casa em que elas ficarão armazenadas. Isto é importante, pois as condições de temperatura variam de cômodo para cômodo e elas poderão prejudicar ou beneficiar a preservação das suas revistas de quadrinhos.

Algumas pessoas tendem a manter suas revistas na garagem ou porão da casa, junto com muitos outros objetos guardados. Isto não é boa ideia dado que, no caso da garagem, os químicos libertados pelos carros e motas aceleram o amarelecimento das revistas e o porão é, geralmente, o espaço mais úmido da casa.

Desta forma prefira guardar suas HQs em um cômodo arejado, que mantenha uma temperatura fresca ao longo do dia e utilizando um dos suportes que sugerimos em seguida.

Imagem: pipocaenanquim.com.br

Caixas de papelão

Este é um dos suportes mais utilizados na hora de guardar gibis, pois permite poupar espaço e conseguir uma arrumação fácil. As caixas de papelão, por serem porosas, têm a vantagem de deixar as revistas "respirar", mas deverão ser bem vedadas para impedir a entrada de pó e insetos.

Para garantir a boa conservação das suas revistas no interior das caixas de papelão disponha-as umas sobre as outras, sem ficarem demasiado compactas e em posições alternadas (dobra para a esquerda, dobra para a direita, dobra para a esquerda, etc). Se preferir pode ainda ensacar suas revistas usando para isso sacos como ziplock, que poderá encontrar facilmente em qualquer supermercado.

Imagem: blogdojosebraga.blogspot.pt

Caixas de plástico

Uma alternativa às caixas de papelão, as caixas de plástico se revelam mais resistentes e práticas de transportar. Prefira as caixas opacas e guarde-as longe da luz do sol direta, pois esta diminui o tempo de vida do plástico, enfraquecendo-o e amarelando-o.

Caixas de plástico não permitem as revistas respirar, pelo que deverão ser abertas com alguma regularidade de forma a evitar a criação de mofo no interior. Guarde no interior várias revistas dispostas na horizontal e com as lombadas alternadas em fileiras.

Imagem: kleiton1.rssing.com

Estantes e prateleiras

Esta é uma opção para quem não gosta da ideia de guardar suas HQs em espaços fechados. Guardando-as em estantes e prateleiras suas revistas ficarão visíveis, o que reduz a chance de serem atacadas por insetos, no entanto existem outros inconvenientes com que você terá de lidar.

Se certifique que as revistas guardadas em estantes ou prateleiras não recebem luz do sol direta, o que, a curto prazo, "queima" os pigmentos da impressão e as deixa pálidas. Deverá também ter o cuidado de limpar o pó das revistas com alguma regularidade e deixar algum espaço entre elas, para que não fiquem demasiado apertadas.

Quanto ao material, prefira as estantes ou prateleiras de aço ou vidro, que não transferem umidade para os quadrinhos e não atraem cupins.

Imagem: arismeire.blogspot.pt

Armários

Você também pode guardar suas revistas de quadrinhos em armários como, por exemplo, o seu roupeiro, em um compartimento vazio e com boas dimensões para isso. Desta forma, graças às portas, suas revistas ficarão livres de poeiras e da luz do sol.

No entanto isso não significa que não tenha de se preocupar com outros problemas, que neste caso são o mofo e eventuais traças que se alojem no roupeiro. Para afastar esses inimigos disponha caixinhas desumidificadoras e sachês de pimenta do reino em grão ou cravo da índia.

Imagem: pipocaenanquim.com.br

Dicas de conservação

Depois de escolher o melhor método para guardar suas HQs, existem cuidados que devem ser cumpridos ao longo do tempo. Um dos mais importantes passa por folhear todas as revistas, pelo menos, de 3 em 3 meses, para que elas possam arejar.

Tenha cuidado na hora de manusear suas revistas, se certificando de que suas mãos estão livres de sujeira, suor e gorduras, que poderão manchar as folhas. Para isso tenha o cuidado de lavar as mãos antes de tocar nas revistas.

Optando por guardar as revistas em sacos de plástico, saiba que estes devem ser trocados após 3 ou 4 anos. Uma alternativa aos sacos de plástico é o papel kraft: embrulhe suas revistas nele, como um presente, e lacre bem com fita adesiva.

Ao longo do tempo os grampos das revistas tendem a ganhar ferrugem e a manchar as folhas. Para evitar isso substitua-os por linha de algodão, costurando a dobra com ela.

Imagem: obarqueiro.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como guardar revistas em quadrinhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.