Como iniciar a pintura em tela

Como iniciar a pintura em tela

A pintura sobre tela é algo difícil, no entanto gratificante. É uma atividade que puxa pelo nosso artista interior. Tradicionalmente as telas eram pintadas com óleo ou acrílico, utilizando varias técnicas: tela solta em rolo, esticada sobre uma moldura ou ligado a uma placa. A tela do artista pode ser feito num tecido de algodão, linho, juta ou poliéster. Saber como se pinta numa tela, garante-lhe uma peça de arte memorável.

Vai precisar de:
  • Tela
  • Pinceis
  • Espátula
  • Gesso
  • Tinta acrílica ou de óleo
  • Paleta
  • Latas com água (acrílico) ou diluente (óleo)
  • Trapos
Passos a seguir:
1

Escolha uma tela para o seu trabalho. Para trabalhar com tinta espessa de óleo ou acrílico o ideal é uma tela mais grossa, enquanto se tiver pensando em fazer uma pintura mais clara ou usar técnica de vidro use uma tela mais macia.

2

Aplique uma primeira camada fina para o fundo. Prepare uma mistura de tinta bastante diluída com água e use um pincel grande para a espalhar sobre a sua tela nova. É aconselhável fazer as pinceladas em linhas horizontais, da esquerda para a direita. Se tiver pensando em pintar com óleo, essa primeira camada deve ser feita com gesso.

3

Escolha um ponto de foco para a sua pintura. Não escolha o centro, pois não é tão interessante visualmente. Se estiver pintando uma paisagem, por exemplo, escolha uma borda e, de seguida, coloque o ponto dois centímetros para a esquerda ou à direita do centro da tela. Irá atrair muito mais atenção desta forma.

4

Faça um esboço de contornos com um lápis grosso ou carvão. Isso pode ser feito à mão livre e desenhado diretamente na tela, ou desenhe o esboço numa folha de papel e transfira o desenho para a tela com papel de transferência.

5

Aplique a primeira camada mais espessa sobre o desenho, começando pelo topo trabalhando para baixo, um objeto de cada vez. A primeira camada deve ser feita com as cores mais claras, uma vez que a mesma ainda se encontra úmida e pode ser misturada com outras cores.

6

Desenha os traços com cuidado, sempre na mesma direção a partir do topo para acrescentar tons mais escuros (sombras) e colocar relevos. Não esfregue a tinta para trás e para frente com o pincel. Aplique o detalhes finos com um pincel pequeno de ponta bicuda.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como iniciar a pintura em tela, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos
  • Artistas que queiram começa a praticar as suas técnicas usam placas de lona. Ou se quiser pode até usar papel comum ou outros matérias para iniciar e praticar a pintura a mão livre até que comece a ficar mais à vontade.
  • Esticar a sua própria tela é uma opção divertida e econômica para a criação das suas obras.