Como limpar as escalas da guitarra

Como limpar as escalas da guitarra
Imagem: fratermusic.com

A guitarra ou violão é um instrumento de cordas que muita gente aprecia, pelos bonitos acordes que se podem produzir a partir dela e por permitir fazer interpretações acústicas e bem interessantes de suas músicas preferidas. No entanto, para que o som continue saindo claro e de forma a aumentar a durabilidade da guitarra, é necessário, além de fazer manutenção, ter especial cuidado na limpeza das escalas da guitarra. Neste artigo de umComo.com.br lhe ensinamos como limpar as escalas da guitarra.

Passos a seguir:
1

A limpeza das escalas da guitarra é uma tarefa muito esquecida entre os guitarristas. Se tivermos uma escala suja, o som fica apagado, para além da sujidade poder danificar a madeira.

2

Cada vez que trocar de cordas, é aconselhável limpar as escalas com um pano seco e suave. Esfregue bem e tenha especial atenção na zona entre os trastes.

3

Se já não limpa o seu braço à algum tempo, é possível que tenha uma camada de lixo agarrada. Nestes casos, é necessário raspar toda essa sujeira com uma lâmina plástica, mas com cuidado para não danificar o verniz, especialmente em braços de maple. Tenha em atenção para não marcar a madeira com a lâmina.

4

Para facilitar esta tarefa e caso não esteja a conseguir remover a sujeira, pode utilizar um solvente que não seja muito agressivo. Mas atenção, não deve utilizar diluente, pois pode danificar o verniz da sua guitarra. No final, pode esfregar a escala com um pedaço de palha-de-alço, seguinte sempre o veio da madeira, mas sempre suavemente e com cuidado.

5

Caso o braço da sua guitarra seja de ébano ou pau-rosa, pode aplicar umas gotas de óleo hidratante (óleo de limão, linhaça ou de teca) cerca de 4 vezes por ano para hidratar a madeira. Basta apenas aplicar algumas gotas de óleo. Lembre-se que, em braços de maple não é necessário óleo hidratante.

Dica: Confira também como improvisar um capotraste nesse artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar as escalas da guitarra, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.