Como limpar bijuteria dourada

Como limpar bijuteria dourada

Existem muitos tipos de joias, e as bijuterias, feitas de metais e pedras preciosas, são algumas das mais valiosas. Por isso, mantê-las limpas e bem conservadas, para que estejam sempre em boas condições e para não danificá-las, é muito importante. Neste post do umCOMO explicamos como limpar bijuteria dourada, preste atenção nos seguintes truques e descubra os métodos e dicas mais adequados para fazer com que suas bijuterias pareçam sempre perfeitas.

A bijuteria dourada escureceu, o que fazer?

Existem vários métodos para limpar bijuterias douradas que escureceram ou estão sujas. Essas peças geralmente são criadas a partir de pedras e metais mais baratos e, portanto, podem durar menos que as joias finas. Dessa forma, se você não quiser danificar suas joias, as técnicas de limpeza devem ser suaves e cuidadosas. Os principais métodos para clarear bijuteria dourada são:

  • Limpeza a seco
  • Limpeza com sabão
  • Limpeza com removedor de esmalte

Como limpar bijuteria dourada a seco

A limpeza a seco é o método mais seguro para limpar bijuterias douradas, pois com ela você garante que não haja vestígios de detergente e que as joias não serão danificadas pelo uso de sabões fortes, além de dar brilho na na bijuteria dourada. Para realizar a limpeza a seco, veja como como clarear bijuteria dourada seguindo estes passos:

  1. Encontre um local bem iluminado para trabalhar melhor com as bijuterias. Luzes artificiais ou locais escuros geralmente geram sombras, o que não é recomendado. Aposte em uma lâmpada que possa iluminar a superfície em que você irá trabalhar diretamente.
  2. Use uma escova de dentes ou outra escova macia para limpar a superfície da peça. Dessa forma, você poderá remover o pó que está na superfície.
  3. Pulverize uma lata de ar comprimido na joia. Você deve colocar a lata a 2 ou 3 cm de distância. Assim, você poderá soltar a poeira e sujeira das fendas.
  4. Com a ajuda de uma lupa, verifique se ainda há sujeira em algum canto da bijuteria e use um palito de madeira para removê-la. Evite palitos de metal, pois podem arranhar a peça.
  5. Por fim, passe um pano macio e seco para polir a bijuteria, remover impressões digitais e manchas da superfície e restaurar o brilho da peça.

Como limpar bijuteria dourada com sabão

Trata-se de um método não agressivo que visa limpar as bijuterias mais profundamente. Para executar essa técnica, siga esses passos e veja como clarear bijuteria:

  1. Misture parte de sabão suave (sem muitos componentes químicos) com três partes de água morna.
  2. Mergulhe uma escova de dentes ou uma escova de cerdas macias na solução.
  3. Antes de escovar a peça, remova o excesso de solução da escova. A ideia é utilizar a menor quantidade possível da mistura. Em seguida, passe na bijuteria para limpá-la.
  4. Depois de escovada, enxágue com água morna. Tente fazer isso rapidamente, para não danificar a joia. Cuidado! Não deixe a peça embebida ou submersa por muito tempo.
  5. Seque com um pano macio e seco. Em seguida, deixe a peça em uma toalha de papel e finalize a secagem com o secador de cabelo, utilizando a opção de vento frio, pois o calor pode danificar a bijuteria. Por fim, dê polimento novamente com um pano macio e seco e... as bijuterias ficarão brilhantes!

Como limpar bijuterias com removedor de esmalte

Se nenhum dos métodos acima funcionou para você restaurar bijuterias, você precisará usar outros recursos mais agressivos. Claro, se você não estiver seguro, sempre pode ir a uma joalheria onde profissionais podem polir e limpar suas bijuterias. No entanto, se você decidiu limpar as peças, recomendamos como último recurso apostar em um reagente mais forte: um removedor de esmalte. Para fazer isso corretamente, siga estas etapas:

  1. Utilize um removedor de esmalte sem acetona ou um limpador de jóias suave. Certifique-se de que seja adequado para bijuterias, pois se a composição tiver álcool ou vinagre, pode danificar a peça;
  2. Embeba minimamente uma bola de algodão com o removedor de esmalte ou limpador e remova o excesso de produto antes de aplicá-lo na bijuteria;
  3. Esfregue suavemente a peça para limpá-la, evitando, na medida do possível, as áreas onde existem pedras aderidas, pois o produto pode dissolver a cola;
  4. Quando terminar, lave rapidamente a peça com água morna;
  5. Remova o excesso de umidade com um pano macio e seco. Em seguida, deixe a joia secar em uma toalha de papel e finalize a técnica aplicando ar frio com um secador;
  6. Por fim, dê polimento à peça passando, novamente, um pano macio e seco.

Como NÃO limpar uma bijuteria dourada

Tem se tornado muito popular nas redes utilizar produtos pouco ou nada adequados para limpar esse tipo de joia, pois, embora se acredite no contrário, seu uso danifica as peças. Entre esses métodos para restaurar bijuterias que você nunca deve usar, se destacam:

  • Limpar bijuteria com bicarbonato;
  • Limpar bijuteria com Coca Cola.

Ambos os produtos são muito fortes para esse tipo de material, portanto, se você estiver tentando recuperar bijuterias douradas escurecidas, NÃO use bicarbonato ou Coca-Cola.

Entenda: Como saber se um objeto é de prata original

Como evitar que bijuterias oxidadas

Limpar bijuterias douradas exige tempo, paciência e cuidado. Existem joalherias profissionais que podem te ajudar com isso. No entanto, você pode aplicar em casa as técnicas de limpeza comentadas anteriormente. Desta forma, a melhor maneira de evitar que a bijuteria dourada se oxide é cuidar e limpar frequentemente.

Além disso, para manter e conservar suas joias, recomendamos guardá-las em lugares frescos e secos. Cada uma em um compartimento ou em sua própria bolsa, para evitar arranhões e danos.

Vale lembrar que a joia deve ser a última coisa a vestir e a primeira a tirar, desta forma, você vai evitar o contato com produtos químicos e outros produtos que podem danificar a peça.

Quanto à água, você deve evitar seu contato com a bijuteria. Alguns metais podem reagir com a água e danificar a peça. Por isso as técnicas de limpeza a seco são mais recomendadas.

Leia também: Como limpar corrente de prata

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar bijuteria dourada, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.